18 de jan. de 2011

RS recebe proposta de fábrica norte-americana de guindastes industriais

O governador em exercício Beto Grill recebeu, na tarde desta segunda-feira (17), no Palácio Piratini, uma comitiva de empresários da norte-americana Manitowoc Crane Group. O objetivo do encontro foi a apresentação de uma Carta de Intenções, da empresa, para instalar uma unidade industrial no Estado. Com investimento de R$ 70 milhões, previsão de faturamento inicial de R$ 400 milhões e geração imediata de 200 empregos diretos, a Manitowoc trará para o Brasil a tecnologia da fabricação de guindastes pesados de altíssima tecnologia, sem similaridade no País, e que serão comercializados em toda a América Latina.
A nova unidade deverá gerar em torno de mil novos empregos entre diretos e indiretos. O município escolhido para instalação da fábrica é Passo Fundo, localizado na região Norte e a 293 km da Capital gaúcha. O grupo também solicitou o apoio do Governo ao empreendimento, por meio de um pacote de iniciativas visando à desoneração da carga tributária. Entre os benefícios oferecidos pela administração municipal estão a cedência de uma área de 45 ha, acesso asfáltico, água, energia elétrica e isenção de IPTU por 10 anos.

O governador em exercício saudou a iniciativa e destacou a relevância do empreendimento. "É importante encontrarmos parceiros que dialoguem com nossas propostas de Governo, como a descentralização de investimentos, geração de empregos, investimento em tecnologia e inovação, entre outros. Tenho certeza de que resultados positivos virão a partir dessa escolha", disse Grill, ao salientar que irá analisar as propostas da carta.

O secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, que acompanhou a negociação e intermediou o contato entre prefeitura e Governo do Estado, salientou a oportunidade única de a empresa norte-americana iniciar seus contatos na América Latina pelo Rio Grande do Sul. "Tenho certeza de que o PIB de Passo Fundo irá duplicar em pouco tempo." O chefe do Executivo em exercício comprometeu-se em avançar o máximo possível para garantir o sucesso do empreendimento tão necessário ao município, à região e ao Estado.

O prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, lembrou que há cerca de um ano iniciaram as tratativas para a instalação da fábrica. "Estamos imensamente satisfeitos pelo desfecho desta negociação e pela escolha da empresa por Passo Fundo", comemorou, ao assinar a carta de intenções com a empresa. Para o vice-presidente executivo da Manitowoc, Lawrence Weyers, esta é a hora de retribuir ao Brasil tudo o que este País já concedeu em bons negócios para a empresa, que está presente no mercado brasileiro há 20 anos."

Weyers relatou que o forte trabalho de convencimento do prefeito Airton Dipp foi um dos principais responsáveis pela escolha da cidade de Passo Fundo como sede da indústria. "Temos certeza que seremos bem sucedidos neste empreendimento em Passo Fundo e traremos bons negócios para esta cidade e para este Estado que nos acolhe", afirmou.

A Manitowoc possui 15 unidades fabris no mundo, sendo três nos EUA e agora a primeira no Brasil. As obras de implementação da empresa começam já neste ano, e as diversas fases estendem-se até 2015. Representaram a companhia, durante a reunião, os executivos Robert Hile (Group Controller), Lawrence J. Weyers (Manitowoc Crane Group Americas), e Mauro Nunes da Silva (administrador da Manitowoc Crane Group América Latina).

Nenhum comentário: