2 de jan. de 2011

Tarso Genro e Beto Grill são empossados governador e vice do RS

O ano de 2011 ainda estava em suas horas iniciais quando o primeiro governador eleito no 1º turno na história política gaúcha pronunciou a frase: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense". Na Assembleia Legislativa, Tarso Genro e Beto Grill pronunciaram o compromisso constitucional e foram empossados pelo presidente do Parlamento gaúcho Giovani Cherini – como determina o artigo 35 da Constituição Estadual.
Após dar posse aos eleitos, Giovani Cherini entregou ao novo governador elos coloridos que simbolizam a cooperação. “Sinto sinceramente que o governo governará para todos”, afirmou Cherini. Em breve discurso na Assembleia Legislativa, Tarso afirmou que irá propor “um pacto de poderes” no RS. Giovani Cherini conduziu o governador e o vice-governador empossados ao Palácio Piratini, onde eram aguardados pela governadora Yeda Crusius.

No salão Negrinho do Pastoreio foi assinado o Termo de Transmissão de cargo pelos governadores Yeda Crusius e Tarso Genro. Na ausência do vice-governador Paulo Feijó, Beto Grill assinou a Ata de Assunção ao cargo de vice-governador do Estado. Em seu discurso de despedida, Yeda Crusius saudou o futuro governo. “Desejo ao governo eleito todo o sucesso, a responsabilidade é gigantesca”, disse.

Tarso Genro saudou companheiros de coligação, de partido e os ex-governadores Alceu Collares e Olívio Dutra. “Tenho bem claro que não sou um vencedor solitário”, declarou, agradecendo aos colaboradores pela eleição vitoriosa. O governador lembrou três personalidades que o inspiram, Erico Verissimo, Raimundo Faoro e Nelson Mandela: “O futuro fica mais cristalino quando nossa reflexão se dirige àqueles que foram exemplos no nosso comportamento e para nossa vida política”. Segundo o governador, Erico Verissimo “abriu os olhos de todos nós para o significado do Rio Grande”, Raimundo Faoro era “um porta voz solitário de um povo excluído e manipulado pelos formalismos de uma democracia já superada” e Mandela, uma “representação espiritual, moral e política de um novo projeto democrático da esquerda mundial e da esquerda brasileira que queremos representar aqui no governo do Estado. Vamos promover o crescimento de nosso Estado de baixo para cima”, projetou o governador.

“Prometo esforçar-me superando todas as minhas limitações, inspirado no presidente Lula e em nossa presidenta Dilma Rousseff. Muito obrigado ao povo gaúcho. Viva o Rio Grande, viva o Brasil! Vamos construir um novo Rio Grande”, declarou o governador de todos os gaúchos da sacada do Palácio Piratini para a multidão que acompanhava do lado de fora a posse dos novos chefes do Piratini.


Após a cerimônia, em entrevista a veículos de comunicação, o vice-governador Beto Grill falou sobre a expectativa para os próximos quatro anos.  "Agora é a hora de correspondermos aos anseios do povo gaúcho. Podem ter certeza, que com o governo que se inicia nesse 1º de janeiro, o Estado passará a viver um novo momento, baseado no diálogo e no trabalho em conjunto com a sociedade", declarou.

Nenhum comentário: