19 de dez. de 2007

NASCE UMA CENTRAL CLASSISTA, DEMOCRATICA E DE LUTA.


Cerca de 1500 delegados sindicais provenientes de todo o Brasil criaram nestes 12 a 14 de Dezembro de 2007, em Belo Horizonte (MG), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A nova central já nasce forte, com mais de 800 sindicatos filiados e diversas federações do campo e da cidade. O congresso de fundação contou com a presença do vice-presidente do PSB, Roberto Amaral; do líder do Partido na Câmara, deputado Márcio França (SP), e do secretário sindical da sigla, professor Joilson Cardoso (RJ).


Também estiveram presentes do PSB os atuais presidentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, o Deputado Estadual (RS Heitor Schuch, o presidente do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom (RS), Vicente, o Vice-Presidente do PSB de Camaquã (RS), Gildo Silva e Cláudio Kszesinski dirigente PSB (RS)).


Como convidados, compareceram ao evento representante de outras centrais sindicais, como a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical além de lideranças de trabalhadores e trabalhadoras de mais de 40 países.


Um representativo ato político e um plenário entusiasmado foram testemunhas de um momento histórico para o movimento sindical brasileiro. Na noite de abertura Além da presença dos participantes de diversos estados do país o inicio do Congresso de Fundação da CTB reuniu nomes importantes do cenário político e sindical. Entre eles, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, o presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, os deputados federais Chico Lopes (PCdoB-CE) e Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, a secretária de Ciência e Tecnologia de Niterói (RJ), Jandira Feghali, além de representantes da CGTB, UGT, MST, UNE, Contag, Conam, Unegro e UBM.


Grande destaque do congresso foi à participação expressiva de entidades sindicais de diversos países, entre eles: Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, África do Sul, Portugal, França, Espanha, Grécia, Índia e Nigéria.

Nenhum comentário: