28 de fev. de 2008

Tropeços

Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008, acompanhei uma entrevista do Prefeito Municipal, na Rádio Camaquense, que me deixou bastante preocupado.

Preliminarmente, registro que tenho usado os espaços que se oportunizam nos meios de comunicação, prioritariamente, alertando a respeito das dificuldades econômicas do nosso município e defendendo a necessidade de estabelecer um projeto que ofereça uma perspectiva de retomada do crescimento econômico, inadiável, para, por omissão, acabar por contribuir e ser cúmplice do atraso, da estagnação.

Algumas vezes, é verdade, torna-se imperativo tecer críticas pontuais a esta ou aquela ação pública que considero equivocada, segundo a minha ótica, a minha sensibilidade. Como geralmente se tratam de matérias de interpretação, fica o espaço para o debate. Surgem opiniões diferentes, o que é salutar e contribui para que as pessoas possam ter mais subsídios para formar juízo sobre os referidos fatos ou versões. Hoje, estamos frente a uma destas situações que enseja a denúncia.

Causa mister e é motivo de séria reflexão a referida e longa entrevista onde o prefeito declara, dentre tantas outras afirmações aflitivas, objetivamente: “ ... teremos uma reunião com a Metrovias e a CEEE para definir a questão do Pórtico na entrada da cidade, que, lamentavelmente, isso vem se arrastando a bastante tempo. Isto é um transtorno, é um desgaste, mas acontece. Eu acho que houve alguns equívocos no início e não se obedeceu, não se fez, realmente, um levantamento necessário para a construção deste Pórtico e hoje está nos trazendo alguns desgastes, algumas críticas, e elas, muitas vezes, bem fundamentadas, em função da demora, da necessidade de fazer o investimento deste valor. Mas as coisas foram acontecendo. Foi uma decisão não exclusiva do Prefeito e sim do governo...”.

Tal afirmação é uma confissão de culpa. Reconhece o desgaste, as críticas, mas isto, nem de longe, é o bastante. É imperativo assumir a responsabilidade com o mau uso dos recursos públicos. Naquela obra foram investidos recursos provindos dos impostos da população, gerados com o suor dos trabalhadores do campo e da cidade e o investimento dos empresários. O fato do prefeito reconhecer e admitir que não foram realizados os estudos necessários implica em ressarcimento dos gastos indevidos na execução de um projeto mal concebido. E não sou eu que faço tal afirmação e, sim, o prefeito que, aparentemente, não tem bem claro a dimensão do prejuízo causado pela inconseqüência do ato.

Pondera, o prefeito, que foi uma decisão de governo, como se isto diminuísse a sua responsabilidade. Faz lembrar, assim, os gastos da Secretaria da Cultura, até agora, mal explicados, onde colocou a responsabilidade na secretária de então, como se não passasse por ele a decisão sobre a execução do orçamento . Parece preocupado em fazer cessar as críticas e se justifica por ter autorizado a realização de uma obra sem os devidos estudos, pela necessidade de “gastar” o recurso do Governo Federal que seria “carimbado” para tal e já estava na prefeitura há mais tempo. Ora, decide gastar errado para não ter que passar pela vergonha de ter que devolver. O que é pior?

Pensem nisto. Volto na próxima semana trazendo à público outras afirmações igualmente alarmantes e que mostram, sem dúvidas, graves problemas administrativos da atual gestão.
Beto Grill
Pres. Mun. PSB - Camaquã
Coordenador da Bancada do PSB/AL/RS

PSB faz caminhada pelo Bairro Santa Marta


Procurando uma aproximação e conhecimento mais aprofundado da realidade do povo camaquense e com o objetivo de divulgar as ações partidárias no município e as atividades dos Deputados Estaduais Miki Breier e Heitor Schuch e do Deputado Federal Beto Albuquerque, o Partido Socialista Brasileiro realizou uma caminhada pelo Bairro Santa Marta, no domingo, 24/02, pela manhã.


Segundo o vice-presidente do partido, Gildo Silva, um grupo de aproximadamente 40 dirigentes e filiados ao partido foi recebido com entusiasmo pelos morados da localidade, satisfeitos por observar um movimento orgânico e representativo de um partido político, fora do período eleitoral. “Não estamos pedindo votos, como é costume em época de eleição, mas divulgando os nossos trabalhos e ouvindo a comunidade”, declarou Gildo Silva.


O PSB mantém seu Diretório aberto, em horário comercial, já desde o ano passado e um calendário de atividades que segue um planejamento desde maio de 2007.
Confira mais fotos do evento

PSB visita Sindicato dos Comerciários


Na segunda-feira, 25/02, o Partido Socialista Brasileiro foi recebido na sede do Sindicato dos Comerciários de Camaquã, pela presidenta Sra. Sandra Maura Ribeiro, que fez um relato a respeito da realidade da categoria.


O presidente do PSB, Dr. Beto Grill, agradeceu a disponibilidade da entidade e colocou o partido à disposição para aprofundar a parceria com as representações de trabalhadores de todos os setores da economia camaquense. “No momento de retomada do desenvolvimento em todo o Brasil, o município deve construir uma integração empresa/trabalhadores que ofereça as melhores condições de aproveitamento deste bom momento pelo qual passa a economia. Os partidos políticos têm papel fundamental nestas ocasiões”, observou Grill.

Movimento Sindical do PSB elege Coordenação Municipal


O movimento Sindical do PSB de Camaquã esteve reunido na última segunda-feira, 25/2, à noite, quando elegeu a Coordenação Municipal, que conta com os seguintes integrantes: Aclenei Romeira de Jesus, do SINDPPD; Jonas Danilo da Silva, do Sindicato da Alimentação, e Paulo Ricardo R. Flores, do SINDISPREV. A reunião contou com a presença de representantes de vários outros sindicatos e é ponto de partida para um movimento político organizado que visa fortalecer a atividade sindical no município.

21 de fev. de 2008

PLENÁRIA DOS TRABALHADORES SOBRE O PISO SALARIAL ESTADUAL

Convidamos a todos os companheiros a participar da PLENÁRIA DOS TRABALHADORES SOBRE O PISO SALARIAL ESTADUAL, que será realizada no dia 25 de fevereiro (segunda-feira), a partir das 9 horas, no PLENARINHO (Plenário João Neves da Fontoura), 3° Andar da Assembléia Legislativa – RS.

A temática será a seguinte:
Exposição de dados e debate sobre a atual conjuntura econômica, política e social do Estado em relação ao Piso Salarial Estadual.

Construção, pelo movimento sindical, de propostas, estratégias e encaminhamentos para a negociação e a formulação do Projeto de Lei sobre o Piso Estadual para 2008.

Deputado Heitor Schuch

Artigo: O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO

* Beto Grill - Pres. Mun. PSB Camaquã
Coordenador da Bancada do PSB/AL/RS
Nesta semana, obedecendo um planejamento estabelecido previamente, iniciei, juntamente com a executiva do PSB, uma nova frente de atividades de cunho político partidário, com o objetivo de apresentar à sociedade camaquense os pensamentos e os planos dos socialistas e, mais do que isto, ouvir e incorporar os sentimentos, as angústias e os anseios do nosso povo.
Durante o ano de 2007, priorizamos os contatos com as associações de moradores na cidade e no interior e com as entidades representativas. Ações estas que vamos manter, ao mesmo tempo que abrimos novas frentes de trabalho, oportunizando um contato mais direto e próximo com as pessoas, individualmente. Visitas às empresas camaqüenses e longas caminhadas estão previstas, pelos bairros da cidade.
Assim, desde a última segunda-feira, estamos visitando os empresários do município. São muitos. Aos poucos vamos avançando e certamente visitaremos a todos.
Nesta primeira etapa podemos colher os mais diversos posicionamentos. Existem aqueles que pensam que, mesmo com alguns poréns, o município deva permanecer com a mesma orientação político-administrativa. Outros, sugerem que antigamente era melhor e propugnam por uma volta ao passado e existem também, os que defendem uma mudança, uma nova proposta, que estabeleça um diferencial.
As razões de tais posicionamentos, a favor ou contra, são as mais diversas e todas dignas de atenção, fundamentadas sobre óticas e valores diferentes, mas igualmente conseqüentes.
Entrementes, num aspecto, eu percebi uma verdadeira unanimidade. Seja por qual caminho, seguindo a orientação ideológica e administrativa que for, todos entendem que Camaquã precisa acelerar o seu crescimento econômico. Necessita diversificar sua matriz produtiva, fortalecer seu comércio, ampliar seu mercado, modernizar- se, olhar para o futuro.
As críticas ao empobrecimento do município, ao envelhecimento da cidade, à falta de obras de infra-estrutura para embelezar e tornar mais funcional a nossa zona urbana são uma constante nos depoimentos dos nossos empresários.
Pessoalmente, não tenho dúvidas que é oportuno ao Poder Público mudar e agilizar os seus procedimentos, buscar mecanismos de fomentar o desenvolvimento através de ações diretas e indiretas e envolver a iniciativa privada e o povo num grande mutirão de esforços conjuntos para estabelecer em Camaquã as condições adequadas para uma economia mais forte, uma cidade mais bonita e um povo mais feliz.
Os exemplos positivos são inúmeros e, na Conferência das Cidades, que eu participei, em Porto Alegre, vários deles foram mostrados. Precisa vontade política de colocá-los em prática!

PSB de Camaquã presente na Conferência Mundial de Cidades

O Dr. Beto Grill, presidente do PSB de Camaquã, esteve participando da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades que se realizou nas dependências da PUCRS, em Porto Alegre. O evento, que superou às expectativas, foi um grande sucesso, contando com mais de sete mil participantes, cerca de 500 palestrantes, de centenas de municípios, que representaram países de todos os continentes.
Porto Alegre, seguindo sua tradição de sediar grandes acontecimentos, como o Fórum Social Mundial, materializou a iniciativa gerada pela articulação e construção de parceria entre 43 organizações nacionais e internacionais, instituições governamentais, empresariais e da sociedade civil.
O nosso representante, Dr. Beto Grill, participou de diversas atividades como as mesas magnas, painéis e oficinas, conhecendo experiências de cidades de todo o mundo que conseguiram o encaminhamento dos seus problemas, através de um conjunto de esforços da administração pública, iniciativa privada e comunidade organizada. Buscando, assim, no desenvolvimento sustentado, na educação e, principalmente na inclusão, na pluralidade, na participação efetiva do povo, como ator, como sujeito, como parceiro, as respostas para os desafios de viver em cidades, com qualidade de vida.
O Presidente do PSB participou, sexta-feira, à tarde, do minicurso: Ferramentas para Promoção do Desenvolvimento Econômico Local em Cidades. Este curso mostrou as experiências das cidades de São Luís, no Brasil e Filipinas, sendo ministrado por brilhantes painelistas, dentre os quais o Dr. Ronnie Maclean, ex-prefeito de La paz, na Bolívia e autoridade internacional no combate a corrupção e Milton Campelo, Secretário de Geração de Emprego, Trabalho, Renda e Desenvolvimento da Produção de São Luís, no Maranhão.
Participou, também, da Conferência, o suplente de vereador de Camaquã, Paulo Renato Freitas, o Paulinho das Bicicletas, do PPS, que segundo consta, deverá assumir a Câmara Municipal, nos próximos dias e já está se preparando para o desafio de bem representar os camaqüenses.



foto Dr. Beto Grill acompanhado do Dr. Ronnie Maclean, ex-prefeito de La paz, na Bolívia, na Conferência das Cidades

Deputado Miki Breier/PSB visitará Camaquã


O vice-presidente do PSB de Camaquã, Gildo Silva, informou ao partido, em reunião do Diretório Municipal, na segunda-feira, dia 18/02, que a Câmara de Vereadores realizará Audiência Pública em 03/03/08, para discutir as questões relacionadas à violência no trânsito.
Na mesma oportunidade, anunciou a presença do Deputado Estadual Miki Breier, do PSB, na referida audiência. O Deputado foi o proponente e o presidente da Subcomissão de Segurança no Trânsito, que realizou um profundo debate durante o ano de 2007, na Assembléia Legislativa Gaúcha e em diversos municípios do Estado.

16 de fev. de 2008

Notícias PSB

PSB visita o SENAC

Na segunda-feira, 11/02, o Dr. Beto Grill, presidente do Partido Socialista Brasileiro, acompanhado do Sr. Gildo Silva, vice-presidente estiveram visitando a unidade de Camaquã do SENAC. Lá foram recebidos pelo Sr.André Miki, coordenador, que mostrou as excelentes instalações da instituição e fez um relato completo dos serviços prestados pela entidade.

O Dr. Beto Grill elogiou a filosofia do SENAC e reafirmou a disposição do PSB de fortalecer uma parceria de forma a aproveitar a experiência acumulada na área de qualificação profissional, indispensável componente para embasar qualquer projeto sério de desenvolvimento do município.
PSB promove Curso de Formação Política para pré-candidatos

Com a presença de vinte pré-candidatos à vereador, o PSB promoveu, em sua sede, na segunda-feira, 11/02, um Curso de Formação Política para os filiados que colocaram seus nomes à disposição do Partido para concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal, no pleito de 2008.

O curso, prestigiado pela executiva do partido, foi aberto pelo presidente, Dr. Beto Grill e teve como foco a discussão do papel do vereador na comunidade. Quais as suas funções e a qual a postura constitucional e política correta da Câmara de Vereadores enquanto Poder Municipal constituído e enquanto instituição legitimamente eleita para representar o interesse do povo camaquense.

O evento contou com a presença dos Vereadores do Cristal, Rudi Trapp, presidente da Câmara e Luciaria Holz. Dentre outros convidados ilustres.

Artigo do Beto Grill

A FORÇA DOS VENTOS

Voltando, sábado, de uma semana de descanso com a família no Camping de Morro dos Conventos, no sul do Estado de Santa Catarina, observei, mais uma vez, os enormes “cata-ventos” que foram instalados no município de Osório com a finalidade de produzir energia eólica. Imediatamente me veio a lembrança dos fins de semanas ventosos que passei em Arambaré, neste verão. Daí, ao pensamento do potencial de ventos existentes na zona costeira da Lagoa dos Patos e, instantaneamente, a imaginação de centenas destas enormes torres girando, constantemente, suas gigantescas hélices e gerando energia e riqueza para a nossa região, foi uma fração de segundo. Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, têm localidades de muitos ventos, eu conheço. Se são suficientes e/ou adequados para tal tecnologia, não posso afirmar.

É urgente a realização de ações políticas para viabilizar um estudo técnico buscando determinar o verdadeiro potencial eólico da Costa Doce e concluir se o meu sonho não pode se tornar uma feliz realidade.

Para minha surpresa, dois dias após, tomei conhecimento, pela imprensa, que uma empresa espanhola deverá investir 500 milhões de Dólares na fronteira com o Uruguai. O projeto contempla os municípios de Santana do Livramento, Jaguarão e Piratini, com a instalação de três parques eólicos e a geração de cerca de 3 mil empregos. É impossível que aquela região tenha mais ventos do que a nossa, quero crer.

Sugiro que se use a estrutura e a representatividade da Associação de Prefeitos da Região Centro Sul, como veículo de ação política, para estudar a viabilidade de um empreendimento semelhante aqui, na nossa várzea.

CONFERÊNCIA MUNDIAL DAS CIDADES

Desde o dia 13 de fevereiro, estou participando da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, que se realiza na PUCRS, em Porto Alegre.

É indispensável para o homem público se atualizar. Conhecer o que existe de mais moderno em termos de Administração Pública e este evento, que conta com 400 conferencistas de todo o mundo, é imperdível para quem pretende assumir compromissos com uma comunidade, um município.

É dever conhecer, estudar, inovar. Não existe espaço para amadorismo. Faz-se necessário a profissionalização, o planejamento e, acima de tudo, a inclusão, a participação.

A Conferência oportuniza uma troca de experiências, reflexões e um amplo debate a respeito das inovações democráticas e das transformações sociais, que permitem a melhora da qualidade de vida das pessoas, baseada no diálogo, na pluralidade, na democracia e na inclusão.
Assim fica a certeza de que cabe a cada município, a cada cidade equacionar os seu problemas locais, se fizer a sua parte, é evidente que o conjunto vai melhorar.

Nas cidades vivem as pessoas. As cidades são das pessoas. Assim, o que é bom para as pessoas, é bom para a cidade!