21 de fev. de 2008

Artigo: O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO

* Beto Grill - Pres. Mun. PSB Camaquã
Coordenador da Bancada do PSB/AL/RS
Nesta semana, obedecendo um planejamento estabelecido previamente, iniciei, juntamente com a executiva do PSB, uma nova frente de atividades de cunho político partidário, com o objetivo de apresentar à sociedade camaquense os pensamentos e os planos dos socialistas e, mais do que isto, ouvir e incorporar os sentimentos, as angústias e os anseios do nosso povo.
Durante o ano de 2007, priorizamos os contatos com as associações de moradores na cidade e no interior e com as entidades representativas. Ações estas que vamos manter, ao mesmo tempo que abrimos novas frentes de trabalho, oportunizando um contato mais direto e próximo com as pessoas, individualmente. Visitas às empresas camaqüenses e longas caminhadas estão previstas, pelos bairros da cidade.
Assim, desde a última segunda-feira, estamos visitando os empresários do município. São muitos. Aos poucos vamos avançando e certamente visitaremos a todos.
Nesta primeira etapa podemos colher os mais diversos posicionamentos. Existem aqueles que pensam que, mesmo com alguns poréns, o município deva permanecer com a mesma orientação político-administrativa. Outros, sugerem que antigamente era melhor e propugnam por uma volta ao passado e existem também, os que defendem uma mudança, uma nova proposta, que estabeleça um diferencial.
As razões de tais posicionamentos, a favor ou contra, são as mais diversas e todas dignas de atenção, fundamentadas sobre óticas e valores diferentes, mas igualmente conseqüentes.
Entrementes, num aspecto, eu percebi uma verdadeira unanimidade. Seja por qual caminho, seguindo a orientação ideológica e administrativa que for, todos entendem que Camaquã precisa acelerar o seu crescimento econômico. Necessita diversificar sua matriz produtiva, fortalecer seu comércio, ampliar seu mercado, modernizar- se, olhar para o futuro.
As críticas ao empobrecimento do município, ao envelhecimento da cidade, à falta de obras de infra-estrutura para embelezar e tornar mais funcional a nossa zona urbana são uma constante nos depoimentos dos nossos empresários.
Pessoalmente, não tenho dúvidas que é oportuno ao Poder Público mudar e agilizar os seus procedimentos, buscar mecanismos de fomentar o desenvolvimento através de ações diretas e indiretas e envolver a iniciativa privada e o povo num grande mutirão de esforços conjuntos para estabelecer em Camaquã as condições adequadas para uma economia mais forte, uma cidade mais bonita e um povo mais feliz.
Os exemplos positivos são inúmeros e, na Conferência das Cidades, que eu participei, em Porto Alegre, vários deles foram mostrados. Precisa vontade política de colocá-los em prática!

Nenhum comentário: