31 de dez. de 2010

Tudo pronto para a posse: Futuro governo visita Palácio Piratini

Nesta quarta-feira (30) o governador eleito, acompanhado do vice-governador eleito Beto Grill e integrantes do futuro governo visitaram o Palácio Piratini. A governadora Yeda Crusius conduziu Tarso pelas dependências da sede do governo gaúcho. No sábado, dia 1º, Tarso Genro e Beto Grill serão empossados governador e vice-governador do Rio Grande do Sul, respectivamente.
O roteiro de todo o cerimonial de posse também já está definido. Às 8h15 o presidente da Assembleia Legislativa recebe Tarso e Beto na entrada do Parlamento gaúcho. Às 8h30 começa a cerimônia na qual governador e vice são empossados por Giovani Cherini, presidente da Assembleia Legislativa. De acordo com o artigo 53 da Constituição Estadual cabe ao Parlamento empossar o governador e vice. Encerrada a cerimônia, Cherini acompanha Tarso e Beto até o Palácio Piratini.

Às 9h30 tem início a transmissão de cargo e assunção do governador e vice-governador eleitos no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. A governadora Yeda Crusius receberá ambos e suas esposas na entrada do Palácio e os conduzirá até seu gabinete. Tarso Genro e Beto Grill assinarão o termo de transmissão após a leitura do mesmo pelo Mestre de Cerimônias, no Salão Negrinho do Pastoreio. A governadora Yeda Crusius fará seu discurso de despedida e, na sequência, Tarso fala aos presentes – cerca de 500 pessoas entre familiares e integrantes do atual e futuro governo, além da imprensa participam. Após as falas, Tarso Genro leva a governadora Yeda Crusius até a porta do Palácio. Ao final ocorrerá a posse do Procurador Geral do Estado, Chefe da Casa Militar e secretários. O governador, neste momento já empossado, deve se dirigir a sacada do Palácio Piratini para acenar ao público, que está do lado de fora.

Tarso Genro se retira imediatamente após o final da cerimônia e desloca-se para Brasília, onde acompanha a possa de presidente eleita Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: