6 de mar. de 2008

O papel do Partido Político

Um partido político, nacionalmente, é uma megaestrutura composta de senadores, deputados estaduais e federais, vereadores, governadores, prefeitos, ministros, secretários, enfim, mesmo o Presidente da República pertence a um partido.

Estas organizações serão maiores ou menores de acordo com o número de mandatos que possuem, com a boa administração de seus fundos partidários e com a qualidade da ocupação da mídia nacional.

Agora, um fator fundamental para o sucesso de um partido político é o nível de organização e atuação municipal.

É visível que a maioria dos partidos municipais só tem atividades mais intensas nas campanhas eleitorais. Do contrário, não mantém um diretório aberto, não realiza nenhuma atividade organizada e se expressa somente por seus agentes políticos que têm mandato. Se o partido tem o prefeito, estrutura de pessoal e de comunicação pública, só por este caminho faz a interlocução com o povo. Se possui vereadores, usa estes para se expressar. Raramente, os partidos têm um funcionamento permanente. Alguns realizam atividades esparsas, principalmente, de cunho social e partidário.

Frente a este quadro, cabe questionar qual é a função de um partido político? Quais as suas finalidades? Evidente que não é apenas participar de eleições e se estruturar encima dos mandatos. Esta organização social tem deveres com seus filiados e com a comunidade a qual pertence. Evidente que fica mais difícil de trabalhar quando não se tem representantes eleitos, o que não diminui o compromisso, pelo contrário aumenta a necessidade de encontrar meios legítimos de promover o debate de temas que são de interesse coletivo, buscando o aprimoramento das políticas públicas.

O PSB de Camaquã, desde a sua reestruturação, em maio de 2006, tem procurado cumprir o seu papel. Participamos de dezenas de encontros com associações de moradores e visitas a entidades. Internamente, qualificamos o nosso grupo, com cursos de formação política continuados. Prioritariamente, promovemos discussões de temas relevantes que estão na ordem do dia de debates no país e que, obrigatoriamente, devem ser pautados em Camaquã.

Assim, podemos relacionar a intermediação da vinda a Camaquã, em 06/08/07, do Dr. Miguel Velásquez, Promotor de Justiça, Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude no Ministério Público do Estado, que abordou o tema da criança e do adolescente, atraindo excelente público. Promovemos a vinda do Deputado Heitor Schuch, em 06/09/07, que esteve no município discutindo o desenvolvimento econômico da região. Naquela ocasião, debateu com os empresários na ACIC e reuniu com os pequenos agricultores. Na última segunda-feira, 03/03, foi a vez do Deputado Miki Breier debater a questão do trânsito, na Câmara de Vereadores, num evento sugerido pelo PSB e realizado pelo legislativo municipal.

Estes relatos são oportunos porque permitem concluir que é possível um partido trabalhar em defesa dos interesse da comunidade, mesmo sem ter mandados, basta que os seus componentes tenham a compreensão da sua responsabilidade e vontade de trabalhar. Nós temos esta vontade. Esta é a missão do PSB de Camaquã.
Beto Grill - Pres. PSB Municipal
Coord. Bancada PSB/AL/RS

Nenhum comentário: