22 de mar. de 2008

Feliz Páscoa

Estamos na Semana Santa. Momento de celebração para mais de um bilhão de católicos. Momento de reflexão para toda a humanidade. Embora deturpadas pela lógica do mercado, que aproveita o simbolismo para vender mais e mais, neste mundo capitalista, estas datas religiosas ainda encerram uma atmosfera de mistério, despertando sentimentos mistos de fragilidade e esperança. Este estado emotivo é próprio para fazer um mea culpa. Onde erramos? Como ser melhor? Por que foi assim? Isto nos fez mais felizes?

Pode parecer piegas, mas acredito que se faz necessário. Vou além! É indispensável, quando nos permitimos, ou aproveitamos uma falha do sistema, olhar para dentro de nós. Do contrário, sem um estímulo, sem um empurrão, somos dominados pelo espírito de competição. Cada vez mais, entendemos essencial vencer, levar vantagem. A única condição que, pretensa e equivocadamente, nos traz a sensação de felicidade é a da vitória, da conquista. Obrigatoriamente, vêm as conseqüências. São tantas que, para resumir, diria, para ganhar sempre, é necessário praticar os sete pecados capitais, agora onze.

Não vou focar os aspectos éticos e morais que são prejudicados, atropelados nesta busca obstinada de ser o melhor, o mais inteligente, o mais bonito, o mais forte, o mais rico. Questiono, apenas, quem disse que este calvário rumo ao sucesso leva também à felicidade?

Assim, aproveitemos estes momentos em que as circunstâncias nos permitem baixar a guarda e olhemos para dentro de nós, ao nosso redor, bem pertinho, para a nossa família, para os nossos amigos. É aí que temos a maior chance de encontrar a paz, de sermos verdadeiramente felizes.

De nada adianta viajar. Viajar imaginariamente pelo mundo irreal do álcool e das drogas. Viajar pelo caminho ilusório das conquistas, das Cruzadas, custe o que custar. Viajar pelo mundo, como se, ao longe, noutras culturas, com outros costumes, estivesse o paraíso. Viaje por prazer. Para acumular conhecimentos. Fazer negócios. Não para, obcecado, ir ao encontro do que pode e deve estar bem próximo. Basta tirar a clave do teu olho, abrir o teu coração e a tua mente. Receber. Dar e receber.

Trabalhe, produza, busque a tua realização, satisfaça o teu orgulho, mas não use para tanto o tempo que possa dedicar para os teus filhos, para a tua família, para fazer o bem, a caridade. Este é precioso. Este é divino. Este é natural.

Sintonize teus desejos com as tuas posses. Acompanhe o crescimento dos teus filhos, estimule o desenvolvimento deles, seja seu maior fã. Imponha limites e torne-se referência afirmativa. Contribua para uma sociedade mais justa e fraterna. E ame. Ame muito, radicalmente, incondicionalmente. Viva! Seja feliz, como eu.

Beto Grill

Pres. PSB Municipal


Coord. Bancada PSB/AL/RS

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Beto Grill!

Não pude deixar de comentar o texto, ele é simplesmente extraordinário.
Gostaria, inclusive, com sua permissão, reproduzir em nosso Blog, com seu crédito obviamente, pois é um texto que deve ser lido pelo maior número de pessoas.
É uma orientação para uma vida melhor.

Abraço

Anônimo disse...

Elaine, teu comentário deixou-me lisonjeado. Acredito ter conseguido me fazer entender e passar a mensagem que tinha por objetivo quando escrevi o artigo.
Fica à vontade para usar o texto da forma que te convier.
Causa-me iqual satisfação saber que o Blog de Camaquã está sendo aceessado pelos companheiros de Farroupilha. Tenha a certeza que o Blog daí é leitura obrigatória dos socialista de Camaquã. É trocando experiências e informações que vamos crescer como seres humanos e agentes de transformação política da sociedade.
Parábens pelo trabalho.
Um abraço,
Beto Grill.

Anônimo disse...

Boa tarde!

Muito grata pelo retorno.
Também fico feliz em saber
que estamos podendo trocar
informações.`São as possibilidades
que este mundo virtual nos proporciona.

Já postei e e mandei para meus contatos de e-mail.

Se possível, gostaria de ter o e-mail de vocês, assim será mais uma ferramenta para nos mantermos em contato.

Grande abraço.
Sucesso sempre!
Parabéns