8 de mai. de 2008

Deputados aprovam cronograma de atividades para Comissão Especial

Os deputados aprovaram o cronograma de trabalho da Comissão Especial para a Segurança no Trânsito, presidida pelo deputado Miki Breier (PSB), na reunião ocorrida no início da tarde desta quarta-feira (2). Ao longo de 120 dias, a Comissão buscará o sentimento das principais lideranças estaduais e sistematizará as causas identificadas da violência no trânsito. Ao final, será proposto um plano de ações emergenciais. "Nossa principal expectativa é conseguirmos trazer para o debate os bons exemplos que temos no Rio Grande do Sul", explicou Miki. "Temos os municípios de Ijuí, Cachoeirinha e Caxias do Sul, que já trabalham há algum tempo a questão da educação no trânsito e têm dados muito positivos em relação à segurança". O encontro aconteceu na sala José Lutzenberger da Assembléia Legislativa.
A Comissão também deverá fazer visitas técnicas às cidades de Curitiba, no Paraná, e de Bogotá, na Colômbia. "Há uma experiência muito positiva feita em Bogotá, onde solucionou-se o problema de trânsito no centro da capital", relatou o presidente.
Pelo programa, serão analisadas as condições da malha rodoviária sob a responsabilidade da União, do Estado e dos Municípios; as condições de sinalização vertical e horizontal nestas vias; as condições de trafegabilidade; o perfil de atendimento de ocorrências; e a prevenção de acidentes como instrumento da redução dos atuais e alarmantes índices de mortes no trânsito no Rio Grande do Sul.
Estão programadas as realizações de quatro audiências públicas no interior do Estado e uma, inicialmente agendada para o dia 30 de junho, em Porto Alegre. Cinco visitas técnicas às cidades de Caxias do Sul, Curitiba, Cachoeirinha, Santa Maria e Bogotá, e três blitze educativas nos municípios de Igrejinha, Camaquã e Gravataí também deverão acontecer. O relatório final será apreciado no dia 10 de julho.
Também participaram da reunião os deputados Edson Brum (PMDB), vice-presidente da Comissão, Kalil Sehbe (PDT), relator, Silvana Covatti (PP), Cassiá Carpes (PTB), Dionilso Marcon (PT), Gilberto Capoani (PMDB), Adolfo Brito (PP) e Luciano Azevedo (PPS).

Nenhum comentário: