30 de jun. de 2008

Artigo do Beto Grill

Foi um privilégio
Dr. Beto Grill – Pres. PSB Camaquã. Publicado no Jornal Tribuna Centro-Sul de 27/06/08
Um ano de convivência. Mais de cinqüenta artigos. Uma troca constante e profícua. Recebi dezenas de e-mails. Alguns com poréns. Discordâncias pontuais, diferenças de conceitos. Preponderantemente, muita sintonia de opiniões e valores. Similitudes no modo de ver a vida, de interpretar a realidade.

Foi gratificante. De maneira esparsa, já havia escrito antes. Temas científicos, contos ocasionais. Pela primeira vez, de modo continuado, com conteúdo crítico, emitindo opinião, fazendo juízo de valor. Expondo meu íntimo.

No início, com certa insegurança. Receoso. Após, fruto da convicção do direito de me posicionar, da consciência de poder errar, de estar receptivo ao contraditório, por legítimo, fui ganhando confiança, sentindo-me mais à vontade.

Procurei seguir uma linha responsável. Trazendo a luz assuntos de interesse público, principalmente do município, fazendo a crítica dura, contundente, mas analisando desdobramentos genéricos, impessoais. Reputando aos detentores de mandatos as suas responsabilidades, sob a minha ótica, de forma substanciada.
Foi muito bom.

Deste conjunto de artigos, enviei seis para os grandes jornais do Estado. Aqueles que versavam sobre assuntos de interesse mais amplo e tratavam de temas do momento. Quatro deles foram publicados na Zero Hora e no Jornal do Comércio. Tal desdobramento só se tornou possível porque o Tribuna Centro-Sul acreditou, concedeu-me este espaço nobre.

Por outro lado, as mensagens eletrônicas que recebi, as observações feitas pessoalmente por diversos leitores foram igualmente gratificantes. Fizeram-me pensar, refletir. Aceitar que, em qualquer circunstância, um fato pode ter mais de uma versão. Quando analisado de ângulo diferente, pode ensejar diversas interpretações.

Assim, com o coração apertado, um sentimento misto de alegria e perda, encerro esta etapa. Mal acostumado, custa-me abandonar este instrumento precioso de interlocução com o leitor. Caso soubesse antecipadamente quão estimulante e desafiador é colocar no papel, expressar por escrito os meus pensamentos e colocá-los ao julgamento público, teria feito antes.
De toda a forma, outros desafios me esperam. Tarefas importantes que, por força de determinação legal, impedem-me de continuar escrevendo no Tribuna.

Resta agradecer a paciência de quem me acompanhou e, para aqueles que interagiam pelo correio eletrônico, que continuem em contato. Foi um privilégio. Até breve.

Nenhum comentário: