22 de out. de 2010

Beto Gril prestigia inauguração das novas intalações da Ufpel

O vice-governador eleito Beto Grill esteve nesta quinta-feira em Pelotas, para prestigiar a inauguração das novas instalações da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação Fernando Haddad.

Com 70% da obra concluída, em um investimento de R$ 8 milhões, Lula inaugurou o Campus Porto da universidade em solenidade às margens do canal São Gonçalo, no antigo Frigorífico Anglo. O presidente não poupou críticas à política educacional do governo Fernando Henrique Cardoso e destacou o que considera avanços do Ministério da Educação (MEC) com os programas Prouni, Reuni e Universidade Aberta do Brasil (UAB).


“O governo anterior falou de universalização da Educação, mas não se deram conta que depois do Ensino Fundamental o aluno precisava chegar ao 2º grau e depois à universidade. Não era destino uma criança chegar na universidade, era uma definição, uma concepção de Estado criada neste país. Houve um tempo que entrar na faculdade era um privilégio”, discursou Lula.

O presidente disse que a primeira medida em seu governo, ainda em 2003, foi criar o conceito para que ministros e funcionários parassem de usar a palavra “gasto” para educação.

Em sua manifestação, o ministro da Educação lembrou que Lula pode entrar de cabeça erguida em qualquer universidade federal, coisa que poucos presidentes puderam fazer. “Aqui, por exemplo, o último que esteve foi JK, antes do regime militar”, recordou. Haddad relatou a satisfação que era para ele entregar 70% das obras do novo campus prontas e agradeceu ao Diretório Central de Estudantes da UFPel pela acolhida que deu aos estudantes de fora do estado que encontraram dificuldades ao chegarem na cidade.


Para Beto Grill, a série de investimentos em educação que estão sendo feitos no RS será responsável por um grande avanço tecnológico e fomentará a geração de empregos no Estado. "Com o advento de novas universidades, como a Unipampa e a Universidade Fronteira Sul, a reestruturação e expansão da rede de ensino superior pública e comunitária já existente  e o grande número de escolas técnicas que o governo federal instalou no RS, daremos um grande salto na qualificação profissional e intelectual de nossos jovens e garantiremos à estes melhores perspectivas de ingresso no mercado de trabalho, uma vez que a mão-de-obra especializada para grandes empreendimentos, como o Polo Naval, estará disponível e será oriunda de instituições de ensino gaúchas", disse o vice-governador eleito.

Ampliação da UFPel

O reitor da UFPel, Cesar Borges, fez um discurso de prestação de contas dos últimos cinco anos. Relembrou a história do antigo Frigorífico Anglo, onde desde 2008 funciona a reitoria da instituição, e a vizinhança da Vila da Balsa. Conforme o reitor, a UFPel atingiu a meta prevista para 2013 e possui 94 cursos de graduação.

Nenhum comentário: