26 de out. de 2010

Entidades da saúde manifestam apoio a Dilma

Em ato realizado nesta segunda (25), gestores e servidores públicos, profissionais e lideranças ligadas à saúde assinaram a carta “Rio Grande e Brasil com Dilma – Saúde para todos” (leia aqui). Entre os participantes estavam o governador eleito Tarso Genro, o vice Beto Grill e o ministro da saúde José Gomes Temporão.

Os avanços do governo Lula e a possibilidade de consolidação dessas conquistas foram lembrados como motivos para a eleição de Dilma Rousseff. “A saúde pública é um dos elementos vitais de nosso programa”, afirmou Tarso Genro. “O momento é adequado porque temos um governador com essa sensibilidade”, ressaltou o vice-governador Beto Grill.

“Os primeiros passos foram dados no governo Lula, com a eleição de Dilma temos a chance de radicalizar essas conquistas”, afirmou o ministro lembrando a consolidação do SUS e reforma sanitária. Outro ponto positivo da política de Lula para a saúde, citada pelo ministro, foram as Parcerias Público Privadas feitas com o Ministério da Saúde e o BNDES que possibilitaram a produção de medicamentos no Brasil. “Hoje temos 25 medicamentos, o que reduz a dependência externa e capacita nossa indústria”, declarou. Os programas Saúde da Família, SAMU e Farmácias Populares também foram lembrados como conquistas a ser mantidas e ampliadas. “Um tratamento que custava R$ 50 hoje custa R$ 5” exemplificou Temporão.

Nenhum comentário: