17 de abr. de 2008

Programa nacional incentiva ampliação de armazenagem


Escrito por Assessoria de imprensa
[11/04/2008]
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança nesta segunda-feira (14), em Brasília, um programa de incentivo à ampliação da capacidade de armazenagem para o setor cerealista brasileiro. O programa prevê financiamento de R$ 300 milhões, a juros de 6,75% mais 1% (BNDES) e de 1% a 3% na operação de bancos públicos e privados.
Com uma taxa de administração de 0,5%, o empreendedor terá prazo de 96 meses para pagar, e três meses de carência. “O programa chega num momento de colapso da capacidade de armazenamento, provocado pela expansão das fronteiras agrícolas e o uso de novas tecnologias que têm ampliado a produção”, afirma o vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque.
Procurado pelo setor, o deputado promoveu o trabalho de elaboração do programa entre o BNDES e os cerealistas. Atualmente, a defasagem de infra-estrutura de armazenamento chega a 7,2 milhões de toneladas no país. A região sul vive a situação mais crítica, com 6,8 milhões de toneladas em defasagem para uma produção total de grãos de 58 milhões de toneladas. O programa vai atender a empresas com faturamento bruto de até R$ 500 milhões/ano.

Nenhum comentário: