21 de dez. de 2010

Beto Grill se reúne com representantes do setor da suinocultura

Na manhã desta terça-feira (21), o vice-governador eleito Beto Grill se reuniu com representantes do setor da suinocultura. O encontro, que ocorreu no Centro de Treinamento da Procergs, contou com a presença dos secretários da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do próximo governo, Luiz Fernando Mainardi e Ivar Pavan. Em pauta, o desenvolvimento da suinocultura gaúcha, através da ampliação do mercado doméstico por meio da iniciativa do PNDS – Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura.
Segundo Valdecir Luis Folador, presidente Associação dos Criadores de Suínos do RS (ACSURS), um dos principais fatores a serem enfrentados é o preconceito. “O RS é o Estado no Brasil mais preparado para trabalhar a carne suína em um novo patamar. O Estado possui programas que garantem a qualidade da carne. Através do PNDS, queremos atingir o mercado interno para que não estejamos tão vulneráveis e dependentes do mercado internacional da carne suína, fazendo com que os mais de 10 mil produtores do RS tenham maior segurança e estabilidade” destacou.

Rodrigo Rizzo, consultor na área de agronegócios, reforça o argumento do presidente da ACSURS. “Temos a melhor estrutura em criação, abate e conservação. O status sanitário do RS é o melhor do país, sem dúvida alguma. O que precisamos agora é trabalhar a imagem do produto com relação ao público consumidor, fomentar a utilização da carne suína na merenda escolar e ampliar a variedade de cortes e produtos derivados. Para tanto é necessário que haja uma parceria entre criadores e governo do Estado”, salienta. O vice-governador eleito garantiu que a próxima administração será parceira nos projetos apresentados para o desenvolvimento do setor da suinocultura. “Através das secretarias da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, estaremos abertos para estabelecer o diálogo e criar iniciativas que visem o desenvolvimento da suinocultura no RS, dando o auxílio necessário ao produtor e às empresas do setor’, disse Beto Grill.

Nenhum comentário: