17 de dez. de 2010

Tarso garante que solução para os pedágios será acordada com a União

Uma conversa entre o governador eleito e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, ocorrida nesta quinta-feira (16) em Porto Alegre, encaminhou uma série de alternativas para solucionar o impasse dos pedágios no Rio Grande do Sul. Os integrantes do governo federal revelaram que após a devolução feita pelo governo Yeda, a União assumiu, na prática, o gerenciamento dos contratos de concessão de rodovias.

O Ministério, por meio de portaria, formou uma comissão que está fazendo uma avaliação das condições das estradas e de possíveis desequilíbrios econômicos. O grupo técnico deve concluir os trabalhos em janeiro.
“Nós vamos aguardar o resultado da comissão antes de definir uma posição. Serão apresentadas algumas alternativas, mas posso garantir que a solução será acordada entre os nossos governos. Além disso, a partir de 2013, quando encerrarem os atuais contratos, teremos um novo modelo de concessão rodoviária no Estado”, garantiu Tarso ao final de encontro com o ministro.

“A minha posição é a mesma do governador: o atual modelo de pedágios do Rio Grande do Sul não é adequado. Queremos algo que seja melhor para o Estado e para a sociedade e vamos trabalhar juntos nesse sentido”, declarou o ministro.

O novo modelo a ser implantado no Rio Grande do Sul terá tarifas reduzidas e mais obras nas estradas sob administração da iniciativa privada. Além de Tarso Genro e Paulo Sérgio Passos, também participaram da reunião o diretor de infraestrutura do DNIT, Hideraldo Caron, e o deputado federal Beto Albuquerque, futuro secretário de infraestrutura do Estado.

Nenhum comentário: