31 de dez. de 2010

Reunião com secretariado define as ações para o início do governo

Tarso Genro e Beto Grill coordenaram nesta quarta-feira (29), a primeira reunião com o pleno do secretariado. Todos os futuros gestores — com exceção do futuro secretário de Obras, Luiz Carlos Busato (PTB) — participaram do encontro, no Centro de Treinamento da Procergs. A equipe discutiu as medidas que serão adotadas nos primeiros dias de governo bem como as diretrezes e normas que nortearão o funcionamento da futura administração.

Beto Grill chamou atenção para a responsabilidade de toda equipe nos próximos quatro anos. "O nosso governo começa com uma grande expectativa por parte da sociedade gaúcha. Não podemos decepcionar o povo do RS, que nos elegeu de forma inédita na história deste Estado", disse o vice-governador.
O governador eleito defniu a reunião como “o primeiro encontro organizativo e de concertação da estratégia que já vem sendo desenvolvida desde a campanha eleitoral”. A novidade do encontro foi o acerto firmado entre Tarso e a equipe para a elaboração de um documento por todas as áreas do governo, que orientará a gestão, com foco na transversalidade. “Na primeira reunião de secretariado, vamos escolher três secretarias para fazer uma apresentação de cinco a dez minutos dos projetos que estejam desenvolvendo e que tenham vínculo com as propostas pactuadas nesta reunião”, explicou.

Tarso reafirmou a prioridades das medidas anunciadas no começo da semana, como a organização dos projetos e a hierarquização das ações de governo, a criação das câmaras temáticas do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e a criação de um Conselho Político, de um Núcleo de Gestão, de uma Coordenação de Governo e de uma Junta Financeira. Segundo ele, o encontro desta quarta-feira foi “muito produtivo e um ponto de referência para a adequação dos projetos e programas com os quais temos nos comprometido desde o começo da eleição”.


Para um melhor controle da equipe, Tarso anunciou que seria feito um resumo da reunião em no máximo duas páginas. O futuro governador disse ainda que haverá um esforço coletivo para apurar a situação orçamentária das pastas, de modo que ele possa cumprir sua promessa de anunciar a real situação financeira do governo estadual quando tomar posse.

Nenhum comentário: