13 de dez. de 2010

Tarso confirma Airton Michels para a Secretaria de Segurança Pública

Após reuniões com a equipe de governo, ocorridas no fim de semana, o governador eleito anunciou, neste domingo (12), que o promotor de Justiça Airton Michels, diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), será o secretário de Segurança Pública do Estado. Michels será responsável pela aplicação do Programa Estadual de Segurança com Cidadania (Proesci). O Proesci tem como base o Pronasci, criado por Tarso Genro quando ministro da Justiça do Governo Lula.

A confirmação foi feita pelo governador durante entrevista coletiva. “Sem a menor dúvida as polícias do Rio Grande do Sul têm uma trajetória altamente positiva, mas orientei o Michels para fazermos um trabalho técnico de alto nível e obter uma convergência na atuação das forças Militar e Civil”, ressaltou ao defender o trabalho integrado das corporações.
Tarso admitiu que o superintendente da Polícia Federal no Estado, delegado Ildo Gasparetto, estava cotado para assumir a pasta. “O Gasparetto foi meu subordinado no Ministério da Justiça e ele e Michels têm uma conduta bastante lisa, transparente e altamente qualificada. Para decidir, tivemos uma conversa conjunta, só para destacar o grau de relacionamento e a serenidade com que tudo isso foi resolvido”, afirmou o governador.

Durante a entrevista, Tarso também anunciou o coronel Sérgio Roberto de Abreu como comandante-geral da Brigada Militar. Com a indicação para a área de Segurança Pública, o primeiro escalão do Governo Tarso está completo.

Promotor de Justiça, Airton Aloisio Michels, 57 anos, é gaúcho de Horizontina. Filiado ao PT há mais de 20 anos, nasceu em fevereiro de 1953 e formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Comandou a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) e secretário-substituto de Justiça e Segurança do RS, durante o Governo Olívio Dutra. Também foi promotor de Justiça no interior do Estado, professor de Direito Penal da Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos) e primeiro promotor da vara do Júri de Porto Alegre e de Família e Sucessões também da capital gaúcha . Desde de julho de 2008, à convite do então ministro da Justiça Tarso Genro, Michels ocupa o posto de diretor-geral do Depen (Departamento Penitenciário Nacional). Atualmente é responsável pela atualização e aplicação do Plano Diretor do Sistema Penitenciário.

Coronel Sérgio Roberto de Abreu – Formado pela Academia de Polícia Militar, no Curso de Formação de Oficiais em 1980, e no Curso de Direito pela PUCRS, é especialista em Educação de Adultos pela FAPA, em Direito pela AJURIS, em Gestão e Políticas Públicas pela Ex-Escola Superior de Gestão e Políticas Públicas do RS, em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar. Atualmente está em fase de dissertação do Mestrado em Direito na PUCRS, e no Doutorado em Direito na Universidade de Barcelona. Participa do grupo de pesquisa internacional sobre uso da força nas polícias coordenado pelo Prof° Christopher Birkbeck, University of Salford e do Núcleo de Pesquisa Violência e Cidadania (GPVC) do IFCH – UFRGS. É Professor no Curso de Direito na ULBRA/Torres e nos cursos de especialização em Segurança Pública promovidos pela FADISMA – Santa Maria e UFRGS. É associado e atual membro do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ultimamente exerceu os seguintes Comandos: 24° BPM – Alvorada, Comando Regional do Litoral – Osório, Comando Regional Centro-Sul – Guaíba, e está no exercício do Comando Regional da Fronteira-Oeste, com sede em Santana do Livramento.

Nenhum comentário: