26 de jul. de 2010

Boaventura de Souza Santos: “Tarso é um dos políticos mais bem preparados da América Latina”


A luta para acabar com as desigualdades e injustiças sociais uniu duas grandes figuras da política internacional. A amizade entre Tarso Genro e o sociólogo português, Boaventura de Souza Santos, já dura mais de 20 anos. Em função desta amizade, Boaventura esteve neste sábado em Porto Alegre para proferir uma palestra durante um jantar de apoio à candidatura da Unidade Popular pelo Rio Grande. O salão principal do Palácio do Comércio ficou completamente lotado. Entre os convidados estavam algumas figuras importantes da cultura gaúcha e brasileira, como Bagre Fagundes e Sérgio Mamberti.

“Eu e o Boaventura formamos um intercâmbio em que eu aprendi muito. Tenho certeza que o Boaventura é um dos maiores intelectuais da Europa. O teu trabalho transcende a academia”, destacou Tarso ao dar as boas-vindas ao convidado.

“Faço centenas de palestras, mas existem palestras que têm um sabor especial. Essa é uma delas. Tenho uma dívida de gratidão e política com Tarso. E na política também há valores e amizades. Estou aqui para saudar o próximo governador do Rio Grande do Sul”, retribuiu Boaventura na abertura da sua fala.


Confira alguns trechos da palestra de Boaventura de Souza Santos:

Participação Popular – “O Rio Grande do Sul tem todas as condições para voltar a ser tudo aquilo que foi. Um símbolo da inovação política e da luta contra o neoliberalismo. O Rio Grande do Sul, que nós merecemos, é aquele em que concilia a democracia representativa com democracia participativa. E sei que o Tarso tem o compromisso de retomar o Orçamento Participativo, colaborando para que ele seja consolidado no país”.

Educação – “Também estou aqui para continuar trabalhando pela criação da Universidade Popular dos Movimentos Sociais, ideia que surgiu nas discussões do Fórum Social Mundial. Sabemos que a educação é a grande arma para combater as desigualdades sociais. O Tarso é o símbolo desta oportunidade”.

Movimentos Sociais – “Não podemos aceitar a criminalização de movimentos sociais que estamos observando no Rio Grande do Sul. Tenho certeza que eles estarão integrados na gestão desta Unidade”.

Cidadania – “Quanto mais poder os líderes políticos compartilharem com os seus cidadãos, mais poder terão. Tarso é um dos políticos mais bem preparados da América Latina. Só ele é capaz de fazer esta articulação gaúcha do Rio Grande com o mundo”

Boaventura de Souza Santos aproveitou o jantar para gravar depoimentos de apoio a Tarso Genro e Beto Grill. As manifestações serão reproduzidas nos programas eleitorais de rádio e TV da Unidade Popular que começam no dia 17 de agosto.

Nenhum comentário: