16 de jul. de 2010

Encontro debate propostas para fortalecer o Turismo no Estado


Encerrada a Copa do Mundo na África do Sul, as atenções dos países passam a ficar voltadas para o Brasil, que sediará evento em 2014. Porto Alegre, uma das cidades sede, pode receber até cinco jogos, o que trará milhares de turistas dos mais diversos lugares do mundo. Pensando nesta oportunidade, os representantes do Trade Turístico do Rio Grande do Sul se reuniram nesta terça-feira (13) em Porto Alegre para discutir o assunto. O convidado da reunião foi o candidato da Unidade Popular Pelo Rio Grande, Tarso Genro. O candidato a vice-governador, Beto Grill, também participou do encontro na sede do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre.



Os representantes dos empresários e profissionais do Turismo Gaúcho apresentaram suas preocupações, que vão desde a falta de incentivos, passando pela Segurança Pública, até a precária infraestrutura estadual. Os especialistas do setor ressaltam que alguns nós precisam ser desatados imediatamente.

Tarso garantiu que no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social estes temas serão discutidos já no começo do governo. Além disso, o candidato lembrou que umas das questões entrais do programa de governo da Unidade Popular é a utilização do FUNDOPEM para fomentar a base produtiva já instalada no Estado. "Daremos preferência para os empresários gaúchos. Se uma determinada rede de produtiva tem projeto e condições de crescer, ela receberá incentivos. Isso vale para todos os setores, inclusive para o Turismo", afirmou Tarso.

Beto Grill reforçou que “é necessário mudar a característica do turismo no RS, e fomentar o desenvolvimento de regiões ainda pouco exploradas. O Estado possui uma diversidade enorme em termos de turismo, que pode ser explorada nas mais diversas formas. A participação das entidades ligadas ao setor no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social será de vital importância para o sucesso dessa jornada”, finalizou.

Algumas propostas para o Turismo Gaúcho presentes no Programa de Governo da Unidade Popular Pelo Rio Grande (PT, PSB, PC do B, PR e PPL):

- Apoiar o fortalecimento das 23 microrregiões turísticas do Rio Grande do Sul, articulando os poderes públicos, universidades, associações empresariais e micro, pequenas e grandes empresas;

- Desenvolver um comitê de promoção e marketing do Estado do Rio Grande do Sul;

- Reestruturar e fortalecer a Secretaria de Turismo.

Durante a reunião, Tarso também lembrou que o Governo do Presidente Lula criou projetos que fizeram com que o Turismo no Brasil registrasse um crescimento nos últimos anos.

Nenhum comentário: