16 de jul. de 2010

Rádio Guaíba promove debate com candidatos ao governo


O candidato a vice, Beto Grill, assistiu ao encontro no estúdio Cristal

O debate da Rádio Guaíba, ocorrido nesta sexta-feira (16), reuniu José Fogaça (PMDB), Tarso Genro (PT), Pedro Ruas (PSOL), Montserrat Martins (PV), Arondo Medina (PRP) e Carlos Schneider (PMN). A candidata à reeleição, Yeda Crusius (PSDB), mais uma vez, não compareceu. O candidato a vice da coligação formada por PT, PSB, PCdoB, PPL e PR, Beto Grill compareceu ao encontro, e acompanhou o debate no estúdio Cristal.



Tarso discutiu política de alianças e combate a corrupção com o candidato do PSOL, Pedro Ruas. O representante da Unidade Popular Pelo Rio Grande ressaltou que pretende formar uma grande coalizão política no Estado, como ajudou a construir no Governo do presidente Lula quando era ministro das Relações Institucionais. Tarso destacou ainda, que irá intensificar os mecanismos de controle para combater a corrupção. "Nesta questão da corrupção estou autorizado a falar. No Ministério da Justiça combatemos de forma consistente a corrupção. Faremos isso aqui no Estado", disse o ex-ministro.

O assunto predominante no debate foi Segurança Pública. No terceiro bloco do programa, Tarso perguntou ao candidato Aroldo Medina do PRP, que é major da Brigada Militar, o que ele pensa sobre o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, criado por Tarso no Ministério da Justiça. Major Medina elogiou o Pronasci e disse que, caso seja eleito, pretende ampliar o programa no Rio Grande do Sul. O candidato da Unidade Popular lembrou que, através do Pronasci, já foram aplicados mais de 6 bilhões de reais em aparelhamento, qualificação e integração das policiais, mas também em políticas públicas de prevenção da violência. Tarso garantiu que irá aplicar o programa em todo o Estado.

Sobre a valorização salarial dos professores, o candidato garantiu que vai aplicar o piso nacional de forma gradativa e dialogada com o CPERS Sindicato. "Iremos constituir um grupo de trabalho, dentro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, para tratar do assunto. Estou comprometido com este piso e vou aplicá-lo de maneira progressiva. E mais, entre o governador e as categorias haverá a negociação permanente".

A possibilidade de elevar a carga tributária foi descartada por Tarso. "Não é necessário aumentar os impostos. Temos que trabalhar com desonerações e incentivos fiscais. Vamos reestabelecer o Simples Gaúcho e utilizar o Fundopem para atacar as desigualdades regionais". Na área de infraestrutura, Tarso destacou que é vital recuperar e construir estradas que facilitem o escoamento da produção regional. "Essa questão das estradas e crucial no desenvolvimento regional. Nós vamos ter uma agenda muito forte para utlizar recursos do governo federal e de agências internacionais para construir, duplicar e melhorar as rodovias".

Nenhum comentário: