8 de jul. de 2010

Tarso participa do primeiro debate na campanha 2010

Governadora Yeda Crusius não compareceu ao encontro, ocorrido no 30º Congresso dos Municípios do RS, promovido pela Famurs, em Porto Alegre.

Tarso Genro e José Fogaça participaram do primeiro debate na corrida pelo Piratini em 2010. O encontro, ocorrido no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, foi promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

A governadora Yeda Crusius não compareceu, prestigiando apenas a solenidade de posse do novo presidente da entidade, Vilmar Zanchin (prefeito de Marau), ocorrida após o debate. Sabatinados pelo jornalista Lasier Martins, Tarso e Fogaça responderam a onze perguntas elaboradas por técnicos da Famurs.



O evento durou cerca de três horas. Os candidatos mantiveram o clima amistoso, evitando maiores confrontamentos. Tarso, no entanto, fez questão de salientar a ligação com a candidatura de Dilma Rousseff, e destacar as conquistas do governo Lula. “É importante que a população saiba identificar nos candidatos o projeto que eles representam. Nós somos os representantes da candidatura da ministra Dilma, e fizemos parte das grandes conquistas obtidas ao longo de oito anos do governo Lula”, afirmou.

Na educação, o petista fez questão de priorizar a expansão do ensino técnico e a qualificação no ensino médio e ensino superior, como prevê o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). “O Fundeb amplia os recursos que já eram repassados para ensino fundamental, para que os Estados ampliem as vagas do ensino médio”, explicou o ex-ministro da Educação. Tarso também prometeu "tirar da UTI" a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e ampliar o alcance do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O Pronasci entrou em pauta também quando o assunto foi Segurança Pública. Segundo o ex-ministro, o programa já destinou ao Estado R$ 167 milhões. “A Lei aprovada no Congresso e que instituiu o Pronasci propõe a integração das forças policias, dos municípios, do Estado e da União”, enfatizou Tarso.

Outro ponto de destaque foi o comprometimento com o respeito à Emenda 29, que prevê o repasse de 12% das receitas do Estado para investimentos em saúde nos municípios. Tarso ainda falou sobre a criação de um gabinete especial que servirá de link direto entre prefeitos e o governo estadual. Esse contato direto facilitaria na criação de núcleos de apoio aos prefeitos na obtenção de financiamentos do governo federal, BNDES, Banrisul e Banco Mundial.

Fotos: Fernando Rezende/Famurs

Nenhum comentário: