8 de jul. de 2010

Tarso caminha com Beto Grill e Abgail e promete o fim do pedágio entre Caxias em Farroupilha


A largada da campanha da coligação Unidade Popular pelo Rio Grade em Caxias do Sul movimentou a agenda do candidato a governador Tarso Genro (PT), do vice Beto Grill (PSB) e candidata ao Senado Abgail Pereira (PCdoB). As atividades começaram às 9h desta terça-feira com um café da manhã com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Rio Grande Sul (CTB-RS), seguido de uma caminhada para fazer o corpo-a-corpo com os eleitores e almoço com representantes de movimentos sociais, no SESC.

Na caminhada da Praça Dante Alighieri até o SESC, Abgail ouviu manifestações de carinho e de apoio de eleitores que se lembravam da sua imagem por ter concorrido à vice-prefeita na chapa de Pepe Vargas (PT) em 2008: “É muito bom saber que ela está na disputa novamente. E, desta vez, concorrendo a uma vaga ao Senado. Precisamos de mulheres determinadas e com o histórico da Abgail na política”, revelou a comerciária Cleusa Aparecida, após abraçar, beijar e abrir o voto para a candidata.”
Tarso e Beto Grill também receberam diversas manifestações de apoio de caxienses durante o percurso que percorreram a pé. Os candidatos da majoritária foram acompanhados ainda por candidatos a deputados estaduais e federais, como os comunistas Guiomar Vidor e Assis Melo, respectivamente. O ápice dos compromissos da majoritária ocorreu na parte da tarde, em uma plenária para tratar das questões do pedágio, também no SESC. Após ouvir o relato de entidades, empresários do setor de cargas e transportes e parlamentares que fazem o enfrentamento ao modelo de pedágio implantado no Estado, Tarso Genro firmou compromisso de rever essa situação e não renovar os contratos vigentes, que expiram em 2013. Embora também tenha sustentando que vai respeitar os contratos de concessão vigentes, Tarso apresentou qual o modelo será implantado na sua gestão.

"O modelo de concessão será comunitário, controlado pelo Daer, em que os recursos são usados para investimentos e manutenção das estradas".

Os compromissos de Tarso são:
1º “Vamos respeitar os contratos”
2º “Não vamos renovar contratos”
3º “Vamos mudar o modelo”
4º “Implantaremos um modelo que tenha o controle da comunidade e dos usuários
sobre despesas, receitas e investimentos”
5º “O modelo que vamos adotar será o comunitário”
6º “A praça de pedágio entre Caxias e Farroupilha não existirá no nosso modelo
de pedágio”

O petista comprometeu-se ainda em documentar todas essas questões e outras situações envolvendo o Daer e a Agergs. Uma equipe será designada para elaborar esse compromisso, que será assinado em no máximo 30 dias, tendo como data limite o dia 7 de agosto, em um grande ato político e público em Caxias do Sul.
Ao lado de Tarso e Beto Grill, Abgail comprometeu-se em fazer a defesa da proposta apresentada pelo petista em programas de tevê e futuros debates políticos, além de empunhar outras bandeiras em busca de recursos para o desenvolvimento da região. A comunista destacou a necessidade de apresentar projetos de leis no sentido de contemplar setores de economia solidária e de agroindústrias, moveleiro, vitivinícola e de tecelagem com políticas públicas e desenvolvimentistas. Durante entrevistas a veículos de comunicação, Abgail também assumiu compromisso com a luta com as mulheres da área urbana e rural e por desenvolvimento na érea de logística de transportes e rodovias.
“Como senadora do Rio Grande do Sul, serei uma senadora para o Rio Grande do Sul. Para que o Estado possa crescer no mesmo ritmo do Brasil, precisamos melhorar a nossa infraestrututura viária, com olhar para as pessoas e as cadeias produtivas, com atenção destacada para as agroindústrias e o agronegócio, para que o Rio Grande do Sul se mantenham na ponta da economia como importador e exportador de grãos. Quero ser parceira dos empresários de Caxias e região e da comunidade na luta pela reativação do trem e pela construção de um novo aeroporto de cargas e de passageiros, que dê conta das necessidades logísticas da nossa região”, reforçou Abgail.

Plenária com CTB confirma afinidade das propostas

Na parte da manhã, durante café, o projeto de governo dos candidatos da majoritária encontrou sintonia com as propostas apresentadas pela CTB para compor a plataforma de administração de Tarso. A entidade pediu maior atenção ao piso regional do Estado, que foi praticamente eliminado com o atual governo, e às políticas de segurança pública, educação, saúde e investimentos na agricultura.

No café da manhã, Tarso Genro surpreendeu os participantes com uma proposta inovadora, criação de um seguro cambial para pequenas e médias empresas, o que beneficiaria em grande escala os produtores rurais e setores importantes como o de moveleiros. Como secretária das Mulheres da CTB Nacional licenciada, Abgail enalteceu a iniciativa da central, na pessoa do presidente em exercício, Sérgio Miranda, de promover um café da manhã para debater questões que interessam aos trabalhadores.
“É um momento para o trabalhador fazer política além da luta econômica e de dissídio, que é legítima também. O povo gaúcho sente vergonha pela forma como a governadora Yeda Crusius (PSDB) tem conduzido a nossa história. Vai na contramão do crescimento do Brasil.”
Na sequência, Abgail condenou a criminalização dos movimentos sociais ao lembrar que havia acordado com a notícia de troca de comando na Brigada Militar (BM) de Caxias.
“Estamos com índices alarmantes de violência, que nos aproximam de Estados como o Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, temos o registro de policiais espancando ou matando trabalhadores, como foi o caso do frentista morto há poucos dias por um policial durante uma abordagem no trabalho.”

Antes de encerrar a sua fala, Abgail transmitiu o recado do senador Paulo Paim (PT) de apoio às lutas da CTB. A candidata justificou que o seu colega de chapa para o Senado havia solicitado a ela que relatasse o motivo da sua ausência. A impossibilidade de cumprir agenda em Caxias ocorreu devido a votações importantes no Senado Federal, como a PEC da Juventude.

Nenhum comentário: