8 de jul. de 2010

Caranava de Tarso Genro e Beto Grill encerra atividades na região da Campanha

Encontros em Candiota, Pinheiro Machado e Dom Pedrito fecharam a série de visitas

O pré-candidato ao governo do RS, Tarso Genro, e seu candidato a vice, Beto Grill, encerraram na terça-feira as atividades na região da Campanha. Pela manhã, após entrevista em uma emissora de rádio bageense, a comitiva se dirigiu até a Usina de Candiota. Na capital do carvão, participaram de um encontro no Centro Administrativo da Fase C, onde conheceram o projeto da Eletrobras CGTEE. Em seguida, visitaram o canteiro de obras. Aguardada a mais de duas décadas, a Fase C da usina é um dos projetos que integram o acordo internacional firmado entre os governos da China e do Brasil, cujo objetivo é o fortalecimento da cooperação na área de infra-estrutura de construção. Trata-se de um investimento de R$1,3 bilhão, que irá ampliar a capacidade de geração de energia elétrica do complexo de 446 MW para 796MW.


No almoço, em Pinheiro Machado, Tarso e Grill ouviram atentos aos apelos dos vitivinicultores e ovinocultores, desapontados com o tratamento recebido pela atual administração estadual. O rebanho ovino no RS, segundo levantamento da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (SEAPPA) atinge cerca de 3,5 milhões de animais (antes da crise da lã eram mais de 13 milhões de animais). Dados oficiais apontam ainda que cerca de 175 mil ovinos morrem anualmente no Estado devido a doenças, predadores e abigeato.

À tarde, a delegação rumou para Dom Pedrito, onde se reuniu com o prefeito, Francisco Alves Dias, e também participou de uma reunião com representantes da lavoura do arroz, como o presidente da Federarroz, Renato Rocha. Tarso assegurou que a proposta de governo irá de encontro às expectativas da classe, com uma revisão nas linhas de financiamento e investimento no aperfeiçoamento tecnológico da produção. A vitivinicultura voltou a entrar em pauta, com reivindicações de produtores da região, que aos poucos começam a diversificar suas atividades, demonstrando grande otimismo com o futuro dessa atividade no sul do Estado.

No início da noite, de volta a Bagé, o pré-candidato ao Piratini recebeu, na Câmara de Vereadores, a comenda Paulo Freire, por serviços prestados à educação no município. Logo após a homenagem, ocorreram as plenárias, onde representantes das comunidades da região apresentaram suas idéias para o programa de governo. Participaram do encontro lideranças de todos os partidos que formam a coligação.

Nenhum comentário: