27 de ago. de 2010

Beto Grill participa de debate entre os candidatos a vice na Band

Beto Grill participou, nesta quinta-feira (26), do debate entre os candidatos a vice-governador do RS promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. O candidato da Unidade Popular pelo Rio Grande mostrou que está preparado para governar os RS junto a Tarso Genro no encontro permitiu que público conhecesse um pouco mais daqueles que compõem a chapa majoritária na corrida ao Piratini. Reunidos no estúdio da Band, em Porto Alegre, estavam também Maximiliano de Andrade (PMN), Marliane dos Santos (PSOL), Berfran Rosado (PPS), Doris Schlatter (PV), João Carlos Rodrigues (PTC) e Pompeo de Mattos (PDT).

Beto iniciou destacando a importância da coligação firmada entre PT, PSB, PCdoB, PR e PPL. “Sou da metade Sul e tenho um compromisso com essa região. Minha presença na chapa simboliza esse projeto de desenvolvimento harmônico do Estado, com distribuição de renda e geração de empregos. Nossa aliança tem como objetivo o entendimento. Vamos convidar para governar conosco entidades representativas de toda a sociedade, promovendo o diálogo com outros partidos, universidades, trabalhadores e empresários”.
No segundo bloco, Beto Grill apresentou as propostas para o tema o problema dos pedágios. “Tarso e eu assinamos um termo de compromisso que prevê a não renovação do sistema de pedágios no atual modelo. Os contratos serão revistos, e após o término dos mesmos, em 2013, outros modelos serão estudados. Vamos verificar se são financeiramente equilibrados, e implantar um modelo ponto a ponto, que não prejudique a mobilidade”, afirmou.

No mesmo bloco o socialista questionou a Pompeo de Mattos sobre os baixos índices de inclusão social do RS. O vice de Fogaça atacou política do governo federal, usando a máxima do “não dar o peixe, mas ensinar a pescar”. Na réplica, porém, Beto Grill rebateu a crítica com dados concretos: “O orçamento estadual nos mostra que diminuíram significativamente os investimentos em Assistência Social. Em Porto Alegre o número de moradores de rua aumentou quatro vezes, o que atesta o descaso com essa população. Nossas propostas englobam políticas de combate a miséria extrema, estruturação das casas de cidadania e aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar para merenda escolar e distribuição de cestas básicas”.

Com relação às obras de asfaltamento, o candidato Beto foi enfático. “As obras que foram começadas serão terminadas, e ampliaremos os investimentos, pois ainda existem muitos municípios que não possuem ligação asfáltica. Vamos buscar recursos em organismos internacionais e parcerias para melhorar a malha viária no Estado, que está sucateada. Investiremos também em outros modelos de transporte, como o hidroviário e o ferroviário”.

Beto Grill também expos a falta de diálogo entre Estado e União. Mesmo com a afirmação por parte de Berfran Rosado, vice de Yeda, seja de que a relação entre as esferas é “boa”, o futuro vice-governador do RS apontou uma série de casos onde falta iniciativa por parte da atual administração do Rio Grande. “O atual governo não tem potencializado os possíveis investimentos federais. Existem recursos para a reforma/ampliação do Presídio Central e até agora, nada de obra. Enquanto já se construíram várias UPAs no Brasil, aqui não há nenhuma em atividade, enquanto as emergências estão superlotadas. Não se estabeleceu sintonia com a União. Dilma e Tarso vão trabalhar em conjunto, e teremos uma agenda própria do Rio Grande, de forma a buscar recursos e executar obras para desenvolver o Estado”.

Perguntado sobre a questão do funcionalismo público, em especial a relação com o magistério, Berfran Rosado alegou que a falta de diálogo e resultado de um CPERS partidário, que impede qualquer tentativa de negociação. Beto Grill ressaltou que entre o magistério e o governo não vai estar a polícia, e sim o diálogo e a busca de interesses comuns. “Tarso e eu vamos sentar com o magistério para negociar. Com relação à Brigada Militar, criaremos uma bolsa para formação nos moldes do Pronasci, que foi elaborado por Tarso Genro quando ministro. Iremos instituir a Comissão Permanente de Negociação, para construir soluções de consenso do interesse do Estado e dos funcionários públicos, para discutir remuneração, condições de trabalho e qualidade de prestação de serviços aos contribuintes”.

Nas considerações finais, Beto afirmou que tem completa consciência do compromisso assumido com o Rio Grande. “Temos projeto, temos o exemplo do governo Lula, que vai ser continuado com a Dilma na presidência, e temos o melhor candidato. Tarso está pronto para governar o Rio Grande. Possui todas as condições para representar os nossos interesses e dialogar com o Brasil e o mundo. É o homem certo para o lugar certo, e eu estou ao lado dele para governar o Rio Grande”.

Nenhum comentário: