19 de ago. de 2010

Tarso garante diminuição da carga tributária para Cooperativas gaúchas e reafirma compromisso de criar secretaria para o setor


O sistema cooperativista gaúcho, com 1,7 milhão de associados e quase 46 mil colaboradores, se constitui na maior organização não governamental do Estado. Em função da importância do setor, o candidato da Unidade Popular Pelo Rio Grande participou, nesta quarta-feira (18), do II Encontro de Presidentes e Executivos das Cooperativas Gaúchas. O evento, organizado pelo sistema OCERGS SESCOOP, ocorreu no Hotel Deville, na zona norte de Porto Alegre. Tarso Genro apresentou seus projetos para fortalecer o cooperativismo e para acelerar o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.
A utilização do Fundopem para atacar as desigualdades regionais, concedendo incentivos fiscais para as cadeias produtivas já instaladas, a qualificação da mão-de-obra e melhoria da educação técnica e tecnológica e a criação da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo foram algumas propostas apresentadas pelo candidato da Unidade Popular Pelo Rio Grande.

Tarso destacou ainda a importância que terá o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, caso seja eleito. Dentro do Conselhão serão discutidos e elaborados os projetos estratégicos para o crescimento do Estado.

Porém, o tema que mais agradou os representantes de cooperativas foi a garantia de Tarso de que o setor receberá desonerações do ICMS no consumo de energia elétrica rural, hoje com alíquota de 12%. “Vamos reestabelecer a alíquota mais baixa, favorecendo, principalmente, os pequenos e médios produtores”, ressaltou Tarso.

Além de Tarso, os candidatos Yeda Crusius (PSDB) e José Fogaça (PMDB) participaram do evento.

Nenhum comentário: