11 de ago. de 2010

UERGS é fundamental para o desenvolvimento regional e a inclusão social, defende Tarso


Tarso Genro e Beto Grill, receberam, nesta quarta-feira (11), a visita do reitor eleito da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs}), Fernando Guaragna Martins, e da vice-reitora, Sita Mara Lopes Sant’Anna. No encontro, que ocorreu no Comitê Central da Unidade Popular, os candidatos da Unidade Popular pelo Rio Grande firmaram o compromisso de recuperar a universidade, que foi criada em 2001 pelo governo Olívio Dutra. A Uergs surgiu a partir de uma expectativa que apontava para um significativo aporte tecnológico, capaz de dinamizar o desenvolvimento econômico e reduzir as desigualdades regionais.
O Conselho Superior da UERGS já homologou o resultado das eleições de junho. Porém, a confirmação da posse de Fernando e Sita ainda precisa do aval do governo do Estado. “Tenho convicção de que a grande vitoriosa deste processo de eleição foi a UERGS”, ressaltou o futuro reitor.

Tarso recebeu um documento dos professores e reafirmou o compromisso de recuperar a instituição. “O papel da UERGS é fundamental para o desenvolvimento regional, para a inclusão social e a qualificação profissional”, destacou o candidato.

Beto Grill se demonstrou entusiasmo com a nova fase da educação que os gaúchos estão prestes a vivenciar. “Temos a certeza de que, a partir do ano que vem, poderemos contar com esse instrumento em condições muito melhores. A Uergs vem a somar, junto com outras iniciativas de grande porte oriundas de projetos do Governo Federal, nesse momento de expansão do ensino e da pesquisa acadêmica que começa a acontecer no RS”, afirmou o socialista.

No Programa de Governo da Unidade Popular, a revitalização da UERGS é um dos pontos mais importantes. O objetivo é renovar e aumentar o número de cursos, dando prioridade para a formação técnica e tecnológica e atendendo as demandas específicas de cada região. Também está prevista a realização de concursos públicos para aumentar o quadro de funcionários.

Além de Tarso e Beto Grill, a candidata ao Senado Abgail Pereira, deputados estaduais e federais do PT, PSB e PC do B, funcionários e alunos da UERGS.

Nenhum comentário: