5 de ago. de 2010

Tarso e Beto Grill visitam cooperativa na Zona Norte


Candidatos ao governo propõem a criação da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperação

Os candidatos da Unidade Popular Pelo Rio Grande, Tarso Genro e Beto Grill, estiveram nesta quarta-feira (4) no bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre, onde visitaram a Cooperativa de Costureiras “Unidas Venceremos”. A Univens produz vestuário para escolas, indústrias e sindicatos, além das coleções próprias de camisetas, vestidos e agasalhos. A cooperativa foi criada em 1996, como uma oportunidade para incluir mulheres com dificuldades de inserção no mercado de trabalho formal. O surgimento da entidade contou com o apoio substancial de Tarso Genro, na época prefeito de Porto Alegre.


Hoje a Univens já tem sede própria e gera renda para 25 famílias. Em função do trabalho das mulheres, surgiu o Centro Social Nova Geração, onde são atendidas em torno de 80 crianças. No local são desenvolvidas diversas oficinas para jovens e adolescentes da comunidade como capoeira, música, pintura, entre outras.

“Esse é um exemplo de trabalho e de fortalecimento da Economia Solidária, construindo uma nova forma de produção. A preocupação da Univens com a sustentabilidade também é um motivo de orgulho e satisfação para todos que contribuiram com o sucesso do empreendimento”, ressaltou Tarso.

Cerca de 20 crianças aproveitaram a oportunidade para homenagear os candidatos da Unidade Popular. Elas cantaram a música “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, do músico nativista Leonardo, que morreu em março deste ano.

Ao conversar com as coordenadoras da Cooperativa, Tarso anunciou a proposta de criação da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo. A pasta será responsável pela articulação e fortalecimento das Cooperativas gaúchas. Além disso, ela terá um forte corpo técnico que vai auxiliar na criação de políticas públicas para o setor.

Nenhum comentário: