27 de ago. de 2010

Tarso apresenta projetos para o fortalecimento da Metade Sul

Além de garantir a representação da Metade Sul do Estado com a presença do pelotense Beto Grill como candidato a vice-governador, a Unidade Popular Pelo Rio Grande elaborou diversos projetos para o desenvolvimento econômico da região. Nesta quinta-feira (26), Tarso Genro e Abgail Pereira percorreram três das principais cidades da Região. O candidato ao Piratini e a candidata ao Senado começaram as atividades em Pelotas.

Tarso concedeu entrevista para a Rádio Universidade. Em seguida, participou de um almoço na COSULATI em Capão do Leão. Na atividade, Tarso recebeu o importante apoio do presidente da Cooperativa, Arno Koperec.”O Brasil e o Rio Grande do Sul precisam caminhar juntos para promover o desenvolvimento completo. Só seremos um Estado forte se estivermos juntos, unidos. Assim como o cooperativismo. É por isso que peço esse apoio para o Tarso e para a Dilma”, conclamou Koperec.
Segundo ele, o apoio é um reconhecimento à capacidade já demonstrada por Tarso em suas administrações, mas é também uma retribuição às ações do governo Lula em Capão do Leão, que ultrapassam os R$ 110,2 milhões. A COSULATI, que atua em 38 municípios e seus associados ( basicamente, agricultores familiares e assentados da reforma agrária), foi uma das beneficiadas. A Cooperativa, que é a maior cooperativa do sul do Rio Grande do Sul nos setores do leite, frango, grãos e rações, recebeu investimentos do governo Lula e recursos do Recoop (Programa de Revitalização de Cooperativas) do Banrisul e do BRDE, durante o governo de Olívio Dutra.

Tarso retribuiu o apoio ressaltando que vai criar uma Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, que terá o papel de dar estrutura para a Agricultura Familiar e para as cooperativas. Para a Metade Sul, o candidato afirmou que, caso eleito, irá publicar o decreto criando o Programa de Estruturação, Investimento e Pesquisa em Gás Natural, Petróleo e Indústria Naval do Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto é aumentar em cinco vezes o volume de produtos gaúchos fabricados para a Petrobrás, que terá um elevação substancial da demanda com a extração de petróleo do Pré-sal.

Um dos pontos do decreto prevê a implantação do Parque Tecnológico na Região Sul do Estado, com vocação para as áreas do petróleo e portuária, envolvendo as universidades, os institutos federais de ensino tecnológico e centros de pesquisa da região, para o apoio às atuais e às futuras empresas instaladas no Estado, com foco na apropriação de tecnologias e no desenvolvimento de produtos e de processos inovadores.

“A Metade Sul se tornará uma região estratégica para a economia do Mercosul. A transformação começou com os investimentos do Governo Lula no Pólo Naval. Agora será a vez do Governo gaúcho fomentar o desenvolvimento destes municípios, promovendo o crescimento e a distribuição de renda”, garantiu Tarso.Com militantes e simpatizantes dos partidos que compõem a Unidade Popular Pelo Rio Grande, Tarso ainda realizou grandes caminhadas em Rio Grande e Pelotas.

Nenhum comentário: