12 de ago. de 2010

Beto Grill se reúne com representantes da agricultura familiar


Encontro debateu incentivos às Casas Familiares Rurais

Na tarde de quinta-feira, o candidato a vice-governador pela Unidade Popular pelo Rio Grande, Beto Grill, esteve no Convento dos Capuchinhos, no Bairro Santo Antonio, em Porto Alegre, onde se reuniu com representantes da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (ARCAFAR-Sul).

O encontro serviu para que os membros da ARCAFAR gaúcha colocassem em pauta uma série de reivindicações, necessárias e legítimas. A falta de incentivos por parte da atual administração impede que a pedagogia da alternância seja reconhecida e aplicada em sua plenitude, a exemplo de outros Estados, como o Paraná. Trata-se de um método pedagógico que alterna uma semana de aulas em turno integral e duas semanas em casa, estudando e participando diretamente da produção agrícola familiar, freando o êxodo dos jovens do campo para a cidade, em busca de melhor formação intelectual e profissional.


Para Beto Grill, iniciativas como essa devem receber apoio substancial por parte do governo estadual. “É importantíssimo que a agricultura familiar receba investimentos por parte dos Estados, e que se capacite o jovem do campo sem que este seja obrigado a abandonar o meio em que vive. O nosso projeto de governo prevê uma agenda forte nesse sentido, e um canal direto de comunicação com o setor será aberto através da criação de uma secretaria voltada aos assuntos referentes ao cooperativismo e a agricultura família”, ressaltou.

No final do encontro, Beto Grill recebeu um documento que contém as propostas da ARCAFAR-RS sobre o tema, elaborado através de encontros dos representantes da associação no RS.

Um pouco mais sobre a iniciativa

As Casas Familiares Rurais (CFR) tiveram origem na França em 1937. No Sul do Brasil, o processo de implantação teve início no Paraná, em 1987. Já em 1991, foram implantadas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul e desenvolveram-se, também, nos outros sob a coordenação das Associações Regionais das CFR (ARCAFAR), que hoje se organizam em Confederação Nacional (CONACAFARB).

Entre os principais objetivos da iniciativa estão: o oferecimento de uma formação integral aos jovens rurais, adequada a sua realidade, através da aplicação de conhecimentos técnico-científicos organizados a partir dos conhecimentos familiares, tendo como base a pedagogia da alternância; fomentar no jovem rural o sentido de comunidade, vivência grupal e desenvolvimento do espírito associativo, e desenvolver a consciência de que é possível, através de técnicas de produção adequadas, de transformação de comercialização, viabilizar uma agricultura sustentável; desenvolver práticas capazes de organizar melhor as ações de saúde de nutrição e cultural das comunidades.

Nenhum comentário: