27 de ago. de 2010

Os investimentos do governo Lula na Metade Sul


A Metade Sul do Estado, que recebeu os candidatos da Unidade Popular pelo Rio Grande nesta quinta-feira (26), teve seu apogeu econômico no século 19 graças às charqueadas, mas atualmente encontra-se economicamente deprimida. Tarso Genro e Abgail Pereira percorreram três municípios e apresentaram algumas das propostas para a região.

O Porto de Rio Grande, que recebeu pesados investimentos do governo Lula, receberá reforços num eventual governo Tarso: continuará sendo gerido pelo governo estadual em parceria com a União e iniciativa privada. Os recursos captados no porto serão investidos lá mesmo.

COSULATI
Em Capão do Leão, Tarso foi recepcionado pelo presidente da Cooperativa Sul-Rio Grandense de Laticínios Ltda – COSULATI, Arno Koperec. Após almoço com a direção e funcionários, Tarso e Abigail visitaram as instalações da cooperativa, que é maior do sul do RS e atua no setor do leite, frango, grãos e rações e possui 3.460 cooperados que desenvolvem as atividades em 38 municípios gaúchos.
Além de receber investimentos do governo Lula, a COSULATI foi beneficiada com recursos do Recoop (Programa de Revitalização de Cooperativas) do Banrisul e do BRDE, durante o governo de Olívio Dutra.
As ações do governo Lula ultrapassam os R$ 110,2 milhões em Capão do Leão. Através do programa Bolsa Família, foram repassados mais de R$ 8,9 milhões atendendo, mensalmente, 2.133 famílias. Através do Crédito Rural do PRONAF, foram realizados 1.040 contratos, disponibilizando mais de R$ 5,8 milhões. O programa Luz Para Todos realizou 80 ligações elétricas novas e beneficiou 400 pessoas. Só em Transferências Constitucionais , foram repassados mais de R$ 88 milhões.

RIO GRANDE
À tarde, os candidatos participaram de uma caminhada no Calçadão de Rio Grande e reuniram-se com empresários do setor portuário. Tarso Genro destacou as melhorias para o setor promovidas pelos governos de Lula e de Olívio Dutra.
As ações do Governo Lula Chegam a R$ 13 bilhões em Rio Grande. No Porto de Rio Grande, por exemplo, foram ampliados os molhes da Barra, feita a dragagem e aprofundamento do canal de acesso e liberados recursos para a recuperação de 1.125 metros do porto, que transformou-se num dos melhores do Cone Sul. No governo Olívio Dutra, foram revitalizados 450 metros. Entre 1999 a 2001, o porto recebeu investimentos de R$ 31,6 milhões, o que gerou um aumento de 20% na movimentação de cargas em relação ao período de 1996 a 1998. Já no governo atual, os recursos captados no Porto de Rio Grande são transferidos para o caixa único do Estado e não é feita a manutenção do calado, restringindo o seu potencial.

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