14 de set. de 2010

Beto Grill realiza série de atividades em Erechim

Nesta segunda-feira (13), em Erechim, o candidato a vice-governador da Unidade Popular pelo Rio Grande cumpriu uma extensa agenda de compromissos, que incluíram debate com o empresariado, visita a Prefeitura Municipal e ao Hospital Santa Terezinha.

Pela manhã, Beto Grill se reuniu com empresários do município. Também presentes, o ex-presidente da Assembleia Legislativa e candidato a deputado federal Ivar Pavan (PT), o candidato a deputado estadual Valdomiro Fioravante (PSB), o candidato a deputado estadual Altemir Tortelli (PT) e os secretários de Desenvolvimento Econômico e Educação do município Walmir Badalotti e Anacleto Zanella.


O encontro serviu como apresentação das propostas da Unidade Popular ao empresariado local. Beto Grill falou sobre os principais pontos do programa de governo da coligação, com destaque para o desenvolvimento regional. “Através das caravanas realizadas por todo Estado, ouvimos diretamente das comunidades quais são as necessidades de cada região do RS. Com essa base de dados montada, foi possível elaborar um programa de desenvolvimento que promova o crescimento de acordo com a característica de cada região do RS”.

Sobre incentivos, Beto voltou a afirmar que a prioridade será a de fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva já estabelecida no Estado. “Ao invés de oferecermos incentivos vultosos a apenas uma grande empresa, preferimos repartir esse volume entre diversas outras já instaladas pelo Estado, promovendo uma distribuição de riqueza mais harmônica”.

A agricultura familiar foi um dos pontos de destaques do encontro, com questionamentos de diversos participantes. Beto Grill reafirmou a preocupação especial que o governo terá com relação ao setor. “Já constam nos planos de governo uma série de iniciativas voltadas aos pequenos produtores e agricultores familiares. Os compromissos que estamos firmando junto aos representantes do setor serão cumpridos, e através da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, estabeleceremos um canal direto de comunicação entre o governo e o agricultor”, garantiu, lembrando também a série de investimentos que serão feitos na promoção do produto agropecuário gaúcho em nível nacional e internacional.

Após o encontro com empresários, Beto visitou a Prefeitura Municipal, onde foi recepcionado pelo prefeito Paulo Polis (PT), sua vice Ana Lucia Silveira de Oliveira (PMDB) e membros do secretariado. Polis falou sobre a expansão na área industrial e na área de pesquisa que vem sendo promovida em Erechim, citando como exemplo as iniciativas realizadas na produção de biodiesel. O prefeito, no entando, chamou atenção para a necessidade de maiores incentivos e melhor qualificação profissional dos jovens, tendo em vista a demanda por mão-de-obra capacitada.

Para o futuro vice-governador do RS, o momento atual é promissor com relação à pesquisa e educação. “A UERGS, retirada da UTI, será peça fundamental para estabelecer núcleos de ensino superior em locais ainda carentes, com cursos voltados para a realidade regional. Junto a UERGS, somam-se as Universidades Comunitárias, a rede federal de ensino superior que está em franca expansão no RS e os IFETs que vem sendo instalados no Estado. Assim, teremos uma rede de ensino de primeira qualidade, capacitada para atuar em conjunto, sem sobreposição, recebendo alunos oriundos de um ensino médio reformulado, ao qual iremos implantar mais 50 mil vagas”. Em seguida, Beto realizou caminhada junto aos candidatos proporcionais pelo centro da cidade, onde cumprimentou eleitores e visitou o comércio local.

À tarde, Beto Grill, novamente acompanhado de Ivar Pavan e Valdomiro Fioravante, visitou o Hospital Santa Terezinha, onde foi recebido pelo amigo e ex-colega na AL Dr. Antônio Dexheimer, pelo secretário municipal de saúde, Plínio Costa Jr. e pelos diretores da entidade Sidney Rugieri e Rafael Ayub. A necessidade de um hospital regional foi colocada em pauta, assim como uma participação maior do Estado na área de saúde, principalmente no repasse de verbas para o custeio das unidades de saúde no interior.

Nenhum comentário: