1 de set. de 2010

“Vamos dobrar os investimentos em Saúde”, garante Tarso


Preocupada com a atual crise que vive o sistema público de saúde em Porto Alegre, causada pela omissão dos governos municipal e estadual, a Unidade Popular Pelo Rio Grande dedicou suas forças para elaborar a melhor proposta para solucionar problemas como este. Nesta terça-feira (31), durante painel promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, Tarso Genro e Beto Grill apresentaram os projetos que constam no Programa de Governo da coligação e que visam aumentar, agilizar e qualificar o atendimento à sociedade gaúcha.
“Não vamos tratar a saúde como uma questão meramente contábil. De forma progressiva, até o fim do governo, iremos chegar aos 12% de investimentos na saúde. No nosso primeiro orçamento já iremos dobrar os investimentos em Saúde”, garantiu o candidato ao governo do Estado.

Atualmente, o Estado investe apenas 4% do orçamento em Saúde.

Outras medidas que Tarso e Beto irão adotar:
- Ampliar as equipes do Programa de Saúde da Família para atuar na prevenção de doenças;
- Em parceria com o Governo Federal, espalhar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para agilizar o atendimento de urgência e emergência;
- Construção de Hospitais Regionais para atendimentos mais complexos.

“Com estas ações vamos diminuir a ambulancioterapia”, afirmou Tarso.

O candidato ressaltou que o governador do Estado precisa apresentar projetos ao Ministério da Saúde para obter recursos do Governo Federal, que só no Rio de Janeiro já construiu mais de 40 UPAs. Além disso, Tarso destacou que irá manter os incentivos fiscais já concedidos para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

Tarso também foi palestrante da reunião-almoço promovido pela Associação Rio Grandense de Transporte Intermunicipal.

Para uma platéia de empresários do setor de transporte de passageiros do Rio Grande do Sul, Tarso Genro apresentou suas propostas para acelerar o desenvolvimento econômico e social do estado. O candidato da Unidade Popular Pelo Rio Grande destacou que irá mudar o sistema de pedágios e investir em infraestrutura rodoviária. Tarso ainda recebeu algumas demandas da RTI e garantiu que o setor será convidado para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social que será instalado no Piratini, aos moldes do que ocorreu no Governo Federal.

Nenhum comentário: