1 de set. de 2010

Beto Grill recebe representantes de agentes penitenciários pendentes de nomeação


Na manhã de quarta-feira (01), Beto Grill se reuniu com uma comitiva de representantes dos agentes penitenciários aprovados no concurso realizado em 2006 e ainda não nomeados pelo governo do Estado. O encontro, ocorrido no diretório estadual do PSB, em Porto Alegre, contou com a presença de mais de 30 futuros agentes penitenciários e também com a presença do deputado federal Beto Albuquerque, candidato à reeleição, e do ex-prefeito de São Gabriel e candidato a deputado estadual Balbo Teixeira.
A situação dos agentes aprovados é urgente. Em maio de 2011 se encerra o para a nomeação dos aprovados, e ainda restam mais de 1500 esperando pela chamada do governo estadual. “Somos concursados desde o ano de 2006 e aguardamos a chamada da governadora Yeda Crusius. Hoje somos mais de 1500 e sabemos que o déficit de agentes e auxiliares penitenciários soma mais de 3500. Somando isso ao fato de a Brigada Militar estar, cada vez mais, assumindo nossos presídios no lugar de quem deveria estar lá por direto é que estamos aqui reivindicando apoio à nossa causa”, afirma Adão Orthmann, porta-voz do grupo.

A atual administração do RS ainda não cumpriu a sua parte na negociação estabelecida com a classe e com os candidatos. Após 48 dias de negociação, ficou acertado o chamamento de 500 agentes para julho e 2010, porém, muitos ainda esperam por um desfecho, enquanto o prazo se esgota. Ainda restam 1056 não chamados, 196 que esperam pela realização de teste físico e psicotécnico e 41 com todas as etapas cumpridas e ainda não nomeados.

Beto Albuquerque salientou a necessidade de se tomar medidas rápidas para que todos os aprovados tenham sua nomeação alcançada a tempo. “A demanda por novos presídios no RS é algo concreto, e as novas casas irão necessitar de pessoal qualificado. Temos um compromisso moral para com esta classe. O atual governo não tem agido de forma competente nesse sentido. Repassei R$ 8 milhões para a construção de um presídio em Passo Fundo e até hoje a comunidade está na espera. É preciso que pressionemos para que alguma atitude seja tomada”.

Para Balbo Teixeira, a Brigada Militar deve estar nas ruas. “O cidadão precisa da força de Brigada nas ruas, e os nossos presídios devem ser responsabilidade da SUSEPE”. Ana Paula Goulart questiona o que será feito nas novas casas prisionais: “Enquanto aguardamos a nomeação, os presídios em Santa Maria, Alegrete e Uruguaiana irão aumentar ainda mais a demanda por agentes e auxiliares. Nesse meio tempo, a Brigada vai evoluindo sua participação na segurança dos presídios, o que gera um gasto ainda maior, pois o adicional pago ao brigadiano deveria estar sendo destinado a um novo agente da SUSEPE”, acrescenta.

Beto Grill ressaltou a atenção especial que a setor terá no futuro governo, em especial com a reestruturação das forças de segurança. – Como Ministro da Justiça, Tarso provou que está mais do que capacitado para levar o RS a um novo patamar na questão da segurança. Nosso plano prevê a retirada gradual da Brigada Militar dos presídios e a formação de agentes penitenciários capacitados. No caso de vocês, a situação exige medidas urgentes, mas não podemos deixar de pensar na qualificação dos novos agentes. Iremos estudar meios para que não haja perdas nesse processo, e para que os novos membros da SUSEPE possam desempenhar seu papel com todo o preparo e aparelhamento necessário – finalizou.

Nenhum comentário: