3 de set. de 2010

Tarso assina Pacto pela Juventude e criará ProUni Gaúcho


As 67 organizações representantes da Sociedade Civil que compõem o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), estão convocando todas as suas redes em defesa do Pacto pela Juventude 2010. O documento traz as propostas para a construção conjunta de uma agenda pública de juventude condensadas em 12 eixos temáticos que tratam de incentivo, marco legal, educação, trabalho, políticas afirmativas, cidadania, cultura, esporte e lazer, saúde, segurança, moradia, acesso a terra e participação. O objetivo das entidades estudantis é mobilizar grupos em todo o país para contribuir com o debate nos estados e municípios sobre a importância de comprometer o poder público com as pautas do movimento juvenil.
Nesta quinta-feira (02), essas entidades realizaram um ato na FEEVALE, em Novo Hamburgo, para que alguns candidatos do Rio Grande do Sul assinassem o Pacto. Todos foram convidados, mas Tarso Genro foi o único candidato ao governo do Estado que compareceu ao evento.

A assinatura ocorreu logo após o II Encontro dos Estudantes do ProUni, que reuniu bolsistas para avaliar e discutir a importância do programa.

“Durante todos estes anos que atuei nos diferentes ministérios, tive duas fontes de estímulo para desenvolver as políticas públicas mais importantes: o presidente Lula, que nos momentos mais duros do debate ideológico sempre decidiu a favor dessas políticas; e as movimentações populares. Nenhuma política pública popular surgiu sem que ocorresse uma movimentação de fora para dentro. Se não houvesse uma pressão do movimento estudantil para garantir aos mais pobres o acesso ao ensino superior, essas políticas não existiriam”, ressaltou Tarso.

Ao final do ato, o candidato da Unidade Popular Pelo Rio Grande (PT, PSB, PC do B, PR e PPL), foi homenageado pelos estudantes. Tarso recebeu uma placa com a seguinte manifestação: “A juventude brasileira sempre lutou pelo direito de estar na Universidade. Hoje são mais de 700 mil estudantes beneficiados pelo Prouni, com a perspectiva de um futuro melhor, construindo um outro Brasil. Você, Tarso Genro, faz parte dessa nova página do nosso país e é por isso, que nós, estudantes gaúchos, lhe agradecemos por estar ao nosso lado. Juntos faremos o Rio Grande avançar ainda mais”.

A placa foi entregue pela estudante Carine Kloh Farias, 21 anos, aluna do curso de História da Unisinos. “Meus pais não estão mais aqui, mas onde estiverem eles estão orgulhosos de me verem na universidade. E isso eu devo ao senhor”, afirmou a jovem bolsista ao agradecer Tarso pela criação do ProUni.

O candidato ainda reafirmou o compromisso de criar o ProUni Gaúcho. O programa pretende destinar recursos complementares para os alunos de escolas técnicas, UERGS, ou escola privada. A ideia não é subsidiar as mensalidades (o que o ProUni nacional já faz), e sim destinar recursos para alimentação, transporte coletivo e até mesmo compra de livros para os estudantes.

Nenhum comentário: