25 de set. de 2010

Cooperativas reforçam apoio a Tarso

Um grande ato no CTG 35, ocorrido nesta sexta-feira (24) em Porto Alegre, consolidou o apoio de boa parte do setor cooperativo ao representante da Unidade Popular Pelo Rio Grande. Estiveram presentes cerca de 80 entidades, entre elas a COSULATI, a FECOAGRO, a CCGL, o Sistema Unicafes e o Sistema Unisol. No evento, Tarso Genro apresentou a carta de apoio ao cooperativismo e à economia solidária gaúcha.
Entre as propostas presentes no documento estão a criação da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, a criação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, a transformação do Fundopem para fortalecimento da base produtiva local e a retomada do programa Sabor Gaúcho, criado no Governo Olívio Dutra.

“Aqui no Rio Grande do Sul nós temos mais de 400 mil famílias da agricultura familiar, por exemplo. Aqui a agricultura familiar é mais forte por estar articulada com as cooperativas. O Governo Federal tem dado suporte para estes produtores. Agora, é a vez do Estado colaborar também”, destacou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

O Estado possui mais de 1000 cooperativas, divididas em diferentes ramos: produção agropecuária, crédito, habitação, trabalho, saúde, reciclagem, prestação de serviços, consumo, entre outras.

“Para o Rio Grande crescer e se desenvolver de modo sustentável nós vamos fortalecer e incentivar nossa tradição de associativismo e cooperativismo”, garantiu Tarso.

Nenhum comentário: