18 de set. de 2010

Debate de candidatos ao Senado na Agert


A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (AGERT) realizou pela primeira vez debate com candidatos ao Senado, em sua sede no centro da capital, na manhã desta sexta-feira (17). Mediado pelo presidente da entidade, Alexandre Gadret, o debate teve a participação de nove candidatos e a presença de 38 rádios e TV do interior e da capital. Os radiodifusores de todo o Estado enviaram perguntas sobre agricultura, desenvolvimento, educação, gestão pública, habitação, impostos, saúde, segurança, energia e comunicação.
Na abertura, os candidatos puderam discorrer sobre assuntos gerais e o candidato à reeleição Paulo Paim afirmou que levou um outro olhar para o Senado. “Tenho o orgulho de ter levado o social para o Senado e de ter discutido salário mínimo, aposentados, estatutos do idoso, da igualdade racial, da pessoa com deficiência”, explicou. Paim abordou ainda o Pacto Federativo e os direitos trabalhistas. “Defendemos um novo Pacto Federativo com responsabilidade social e ambiental. Vou manter uma árdua luta pelos direitos do trabalhador e não vou permitir a retirada dos direitos previstos na Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT)”, disse.

Após enumerar alguns dos seus mais de mil projetos apresentados, Paim avaliou que uma de suas principais bandeiras é o fim do fator previdenciário. Ele explicou que, em junho, o presidente Lula vetou emenda do deputado catarinense Fernando Coruja (PPS-SC) embutida na medida provisória de reajuste do salário mínimo e não ao seu projeto que foi aprovado no Senado e que está pronto para a Câmara. Segundo ele, na época, Lula sancionou um aumento de 7,7% para os aposentados que recebem mais de um salário mínimo. “ Vou lutar de forma constante pelos direitos dos trabalhadores sendo um dos meus principais objetivos para 2011, acabar com o fator”, explicou Paim.

O bloco final do encontro foi dedicado às declarações finais de cada candidato e o senador Paim defendeu a Previdência Pública e Universal. A emissora de rádio Difusão Gaúcha indagou o senador sobre o programa, “A Voz do Brasil”. Para o senador o programa garante informação ao cidadão brasileiro sobre os projetos do Congresso. “Defendo a Rádio Senado, pois divulga os projetos para todos os brasileiros”. Paim finalizou dizendo que tem feito muito pelo Rio Grande do Sul e quer realizar ainda mais para que o Estado continue crescendo com mais emprego, com fundo para micro e pequenas empresas, com mais segurança, com o fundo para o ensino técnico profissionalizante; com mais saúde e com a Consolidação das Leis Sociais, que engloba num só documento o benefícios conquistados no governo Lula, aos moldes da (CLT) de Getúlio Vargas.

Nenhum comentário: