7 de set. de 2010

EXPOFRED: Revitalização da Emater é compromisso para Tarso

No dia da Independência do Brasil, o ex-ministro da Justiça do Governo Lula, Tarso Genro, percorreu algumas cidades do Norte do Estado. O candidato da Unidade Popular visitou a Exposição Comercial, Industrial, Agronegócios, Cultura, Conhecimento e Serviço de Frederico Westphalen, a EXPOFRED. Com o sol forte e entrada franca, o parque onde ocorre o evento ficou completamente lotado. Tarso percorreu os pavilhões da feira e aproveitou para conversar com expositores e visitantes. O candidato também falou com funcionários da Emater e reafirmou o compromisso de revitalizar a instituição.
“Vamos estabelecer uma política clara para os diversos setores do agronegócio e da produção agrícola. Vamos integrar o agronegócio ao programa de desenvolvimento das cadeias produtivas locais. Vamos utilizar o Banrisul e a Caixa RS para incentivar a produção. Vamos organizar uma defesa sanitária animal e vegetal eficiente. A Emater terá um papel fundamental neste processo. A agropecuária gaúcha será cada vez mais um modelo de desenvolvimento para o Brasil e para o Mundo”.

No pavilhão da Agricultura Familiar, Tarso, junto com o seu candidato a vice, Beto Grill, e com a candidata ao Senado, Abgail Pereira, experimentou um suco de uva natural e comeu um bom pedaço de cuca.

Outro tema importante para a região é a qualificação da mão-de-obra e melhoria na rede de ensino. Através do ProUni, programa criado por Tarso como ministro da Educação, quase mil alunos estão cursando o ensino superior na Universidade Regional Integrada. Além disso, o candidato foi responsável também pela expansão da Universidade Federal de Santa Maria que criou em Frederico Westphalen o Centro de Educação Superior Norte – CESNORS.

“Nós vamos instituir uma rede de colaboração entre as UERGS e as demais universidades para integrar a rede na base produtiva local, atendendo as demandas dos municípios e promovendo o desenvolvimento econômico e social da Região”, ressaltou Tarso.

Depois de Frederico Westphalen, Tarso, Beto e Abgail realizaram uma carreata em Tenente Portela. Ainda hoje, a Unidade Popular Pelo Rio Grande promoveram um comício em Três Passos. Os candidatos da coligação permanecem até quinta-feira na Região.

Nenhum comentário: