28 de set. de 2010

Serra denunciado por calúncia pelo MP

O Ministério Público Eleitoral apresentou denúncia à justiça gaúcha contra José Serra pela acusação do tucano de que o PT teria ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O candidato do PSDB disse, em entrevista a um jornal da capital, que o candidato ao Senado Fernando Pimentel (PT-MG) teria sido responsável pela quebra do sigilo do vice-presidente do PSDB Eduardo Jorge.

De acordo com a denúncia, no dia 22 de julho de 2009, o candidato endossou declarações de seu vice, Indio da Costa, sobre a ligação do partido com a guerrilha colombiana. Serra teria dito: “o que ele (Indio) disse é uma coisa antiga, que está mais do que evidenciado, que o PT tem ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que, por sua vez, são uma força do narcotráfico”. Ele ainda acusou Fernando Pimentel, “imputando-lhe falsamente fatos definidos como crime, quais sejam, violação de sigilo funcional e formação de quadrilha”, de acordo com a denúncia do MP.

A denúncia refere-se aos artigos 324 e 325 do Código Eleitoral, que estabelecem pena de detenção de seis meses a dois anos e pagamento de multa por crime de calúnia com fins eleitorais. Além disso, caluniar alguém com algo que ofenda sua reputação pode incorrer em pena de detenção de três meses a um ano e pagamento de multa.

Nenhum comentário: