3 de set. de 2010

Mais recursos, melhores salários, qualificação e recuperação da Uergs são pilares do programa de Educação

Ministro da Educação do governo Lula entre 2004 e 2005, Tarso Genro conhece os problemas que afligem professores, pais e alunos. Nesta quarta-feira (01), ele e Beto Grill lançaram o Programa de Educação da Unidade Popular pelo Rio Grande no Colégio Americano, em Porto Alegre.

O ato teve a participação de Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e Acácia Kuenzer, doutora em Educação, Pesquisadora do CNPQ e professora da Universidade Federal do Paraná.

O projeto da coligação para a educação tem como base quatro pressupostos, segundo Tarso. O primeiro é destinar progressivamente mais recursos para a área, mirando o mínimo previsto na Constituição.

“Temos de ter também um sistema de permanente qualificação dos professores, trabalhada com os órgãos de representação da categoria, para que possamos melhorar a qualidade do ensino não só com melhorias materiais, mas também com a qualificação dos educadores, que são o elo fundamental desse projeto”, defendeu Tarso.

Os outros dois pilares do projeto são o aumento progressivo do salário dos professores para atingir o piso nacional — projeto com o qual o candidato se comprometeu quando ainda era ministro da Justiça —, e a reestruturação do currículo.

Para Tarso, incluir matérias como ciência da computação desde o Ensino Fundamental ao Ensino Médio é essencial porque “proporciona instrumentos de democratização do conhecimento fundamentais ao nosso povo.”

Além disso, o candidato se comprometeu com a da recuperação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), sucateada pelo governo estadual.

Doutor Honoris Causa

No ato de lançamento do Programa de Educação da Unidade Popular pelo Rio Grande, estudantes do Prouni, Uergs e do IFET, além de representantes da UGES, concederam ao candidato Tarso Genro o título de Doutor Honoris Causa. O prêmio simbólico foi um reconhecimento pelo trabalho de Tarso quando este era ministro da Educação. Os estudantes salientaram, principalmente, os resultados positivos do Prouni, programa criado pela gestão de Tarso, para justificar a entrega do título.

Tarso, emocionado, agradeceu aos estudantes : “Este é um dos diplomas mais importantes que recebo em minha vida”. Para o candidato, a honra de receber o reconhecimento dos estudantes era tão importante quanto receber um título de uma instituição brasileira.

Durante a homenagem, os jovens também entregaram uma carta de propostas a Tarso Genro.

Nenhum comentário: